terça-feira, 17 de novembro de 2015

Número de mortes violentas sobe 55% em comunidades pacificadas no Rio

Índice compara homicídios no primeiro semestre de 2014 com o mesmo período do ano passado em 38 favelas com UPPs
O indicador de mortes violentas – soma de homicídio doloso, homicídio decorrente de intervenção policial, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte – nas 38 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio aumentou 55,3% no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014.
De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), das 73 mortes violentas no primeiro semestre de 2015 nas áreas de UPP 56 foram vítimas de homicídio doloso. Segundo o ISP, o aumento dos homicídios dolosos ocorreu, em grande parte, "pelo conflito entre facções em maio nas comunidades da região central do Rio (comunidades da Coroa, Fallet, Fogueteiro e São Carlos), quando 11 pessoas morreram”.
No primeiro semestre de 2015, seis policiais foram mortos em serviço nas UPPs do Alemão, da Cidade de Deus, da Fazendinha e de São Carlos. No mesmo período de 2014, cinco policiais morreram em serviço.
Veja também:

Para o sociólogo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rodrigo Monteiro, o número indica que há um esgotamento desse modelo de policiamento em decorrência da ausência de um projeto claro de transformação, de mudança no comportamento da Polícia Militar e na relação da polícia com o morador das regiões onde estão as UPPs.
“A UPP não conseguiu acabar de vez com o tráfico armado nem se estabelecer como poder legítimo na favela, por causa de muitas falhas na formação do policial. A relação do policial com o morador, inclusive o traficante, se desgastou muito porque ele começou a tentar controlar a vida social da favela sem ter consentimento para isso. Por exemplo, proibir festas juninas e o baile funk, entre outros. Não teve apoio de grande parte dos moradores para que o projeto fosse à frente. Isso fortaleceu o tráfico.”
Monteiro afirmou que o projeto da UPP é falho porque não deu certo a ideia de o policial abandonar o uso do fuzil dentro da comunidade. O sociólogo acrescentou que é necessário repensar o modelo de combate às drogas, que ainda usa a lógica do enfrentamento violento.

“O policial não desarmou a ideia de que o tipo de enfrentamento ao consumo e à venda de drogas não produz o resultado desejado pelo conjunto da sociedade. Enfrentar a droga dessa forma não resolve o problema porque continua matando muita gente, continua gerando muita corrupção. Essa proibição irrestrita tem de ser repensada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.