terça-feira, 13 de maio de 2014

Mais de 900 policiais ingressam nas Polícias Civil e Técnico-Científica

Em solenidade na tarde desta segunda-feira (12) aconteceu a formatura de 559 novos policiais de várias carreiras e a posse de 360 investigadores de polícia.

Os novos ingressantes da Polícia Civil do Estado de São Paulo, 300 homens e 60 mulheres, foram empossados após a leitura do Termo de Posse seguida do juramento da Turma de Investigadores, sendo representados no palco pelos dois primeiros colocados: Natasha Gomes Cavalcanti e Patricia Aparecida dos Santos, onde receberam os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin; do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; do delegado geral de polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck;  e da superintendente da Polícia Técnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso. Eles deverão passar por um curso de formação na Academia de Polícia e estágio, durante três meses e meio, antes de assumirem seus postos de trabalho.

Na sequência houve a cerimônia de formatura de 302 agentes policiais, 117 agentes de telecomunicações, 22 auxiliares de necropsia, 42 médicos legistas e 76 peritos criminais. Destes, 85 são mulheres.  Os primeiros três colocados de cada turma foram chamados ao palco, onde receberam os cumprimentos das autoridades. São eles os agentes policiais Marco Aurélio Apolinário de Andrade, Emerson Pinto de Siqueira e Paulo Veríssimo Berenguel; os agentes de telecomunicações Ricardo Faura Simões, Lindomar Bezerra Rulim e Heloise Gomes Basso (não presente); os auxiliares de necropsia: Raquel Mariano de Almeida, Jefferson Ricardo Sapatini  e Fernando Henrique Arthico Fracao; os médicos legistas: Carla Maria Balieiro Abgussen, Viviane Hellmeister Camolese e Larissa Vertuan Freschi Landgraf; e os peritos criminais:  Juliana Serafim David Costacurta, Stefania Kreitlon Carolino e Marco Tulio Terrell de Camargo. O terceiro colocado da turma de investigadores foi Josiel Piedade Silva, que também não pode comparecer ao evento.

Homenagens
Os professores paraninfos e patronos das turmas também foram homenageados. Norma Bonaccorso agradeceu a indicação como paraninfa das turmas e deu as boas-vindas aos novos policiais. Ela falou da importância dos novos profissionais fazerem tudo de forma positiva, buscarem sempre renovar o conhecimento técnico, aprenderem a trabalhar em equipe, a lidar bem com as pessoas, “o que é sempre fundamental”, disse ela, e ainda: os aconselhou a seguirem a ideia de “aprender a aprender” e a usarem sempre de ética e honestidade. “Desejo que cada um de vocês tenha uma carreira brilhante”, disse ao parabenizá-los. Os demais professores homenageados foram: Martha Cândido, escolhida pelas turmas da Polícia Técnico-Científica, e os professores Marcelo Lessa - que deu nome às turmas da Polícia Civil, Maurício Correali , escolhido como paraninfo e Francisco Petrarca Ielo Neto, patrono.

Determinação
Aos formandos, Mauricio Blazeck recomendou que perseguissem a promoção da Segurança Pública com implacável determinação, “sempre com vistas à realização da dignidade da pessoa humana, que é o princípio estruturante de qualquer estado democrático de direito”. O delegado geral também felicitou os novos investigadores: “Nessa data compartilhamos com os senhores a alegria da conquista, assegurando-lhes que o seu capital intelectual será devidamente valorizado e fomentado no curso de formação a ser iniciado”. E finalizou: “Sejam felizes na realização pessoal e na contribuição da construção de uma sólida política de segurança pública no Estado de São Paulo, cuja sociedade assumimos o compromisso de defender com a própria vida”.

São Paulo Contra o Crime
Fernando Grella lembrou os esforços do Governo do Estado para as novas contratações, citando inclusive “o programa São Paulo Contra o Crime, um programa que envolve uma série de ações para dar à nossa população a sensação de segurança e de paz, que é o componente essencial de qualidade da vida”, disse. Enfatizou ainda a importância do trabalho: “O policial perde horas de contato com a família, é exposto a situações limite e não raro põe a vida em risco. Tudo isso para impedir que uma minoria, os criminosos, privem a maioria da sociedade de seus direitos mais essenciais. Se por um lado todo sacerdócio exige privações e dedicação, que apenas os homens e as mulheres vocacionados podem entregar, por outro, cada um aqui, se fizer um bom trabalho, terá a gratidão e o orgulho do dever cumprido como recompensas”, declarou.

Homens e mulheres da Lei
Geraldo Alckmin ressaltou a importância da coragem, profissionalismo, da inteligência policial, tecnologia, equipamentos, trabalho em equipe, acuidade e postura ética “para (os policiais) poderem fazer a diferença e servir a população do Estado”. “A Polícia é formada por homens e mulheres da Lei”, frisou.

Também estiveram presentes ao evento o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o delegado geral de polícia adjunto, Valmir Eduardo Granucci; o diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filho; o delegado chefe da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário da Segurança Pública, Carlos Roberto Benito Jorge; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira; conselheiros da Polícia Civil, representantes de classe, jornalistas, familiares e amigos dos empossandos e formandos, totalizando mais de 2.500 pessoas no Grande Auditório Palácio das Convenções do Anhembi “Celso Furtado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.