segunda-feira, 26 de maio de 2014

Audiência discutirá desvinculação da perícia criminal das polícias



26/05/2014


Fonte: Agência Câmara
A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 325/09 promove audiência pública nesta terça-feira (27), às 14h30. O texto desvincula a perícia criminal das polícias, tornando-a uma instituição independente, como a Advocacia Pública e a Defensoria Pública.

Foram convidados para discutir o tema com os deputados o diretor do Instituto Geral de Perícia de Santa Catarina, Rodrigo Tasso, o diretor do Departamento de Polícia Técnica da Paraíba, Humberto Pontes, e o médico legista do Estado de São Paulo Luiz Frederico Hoppe.

O deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), autor da proposta, acredita que a autonomia da perícia produzirá mais isenção na produção da prova técnica e, no plano administrativo, garantirá prioridades de investimentos.

O local do debate ainda não foi definido.

2 comentários:

  1. No Brasil os governantes tem essa mania de achar, que com um simples canetaço tudo melhora como num passe de mágica. Aqui no Rio Grande do Sul a perícia é um órgão independente das polícias, e esta totalmente sucateada, as pericias levam anos para retornar as DPs, os salários dos técnicos estão defasados, e a estrutura é péssima, o prédio central do IGP estava caindo literalmente meses atrás. O que deveria importar não é perícia vinculada ou desvinculada da polícia, e sim investir seriamente nestes profissionais, e dar condições dignas e reais para que trabalhem bem, e ajudem a solucionar os delitos.

    ResponderExcluir
  2. Sou policial civil , aux. de necropsia...aqui no meu estado está essa PALHAÇADA também ! Peritos de ar-condicionado que nao usam armas, colegas que nunca deram um tiro (todos os cargos tem porte de arma na funcional) . É simplesmente ridículo, inadmissível . PERÍCIA É POLICIA. POLICIA CIVIL. Impossivel realizar as funções da criminalística sem ser Policial.....Semana passada fui OBRIGADO a ir numa ocorrência pois o AGENTE policial (q exerce função de motorista aqui no iml) e a perita paquita se recusaram a ir se eu não fosse. AMBOS DETESTAM ARMAS DE FOGO e exigiram minha presença la no local pois se tratava de um HOMICIDIO de um preso dentro do CPP numa cidade a 3 hs de distancia daqui.

    Simplesmente ridiculo. Além desses peritos idiotas acharem que são DOUTORES e não querem ser polícia vão foder TODO OS DEMAIS CARGOS desvinculando a pericia das polícias.

    é o fim do MUNDO.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.