Supermercados paulistanos tornaram mais rígida a venda de bebidas alcoólicas a fim de cumprir a Lei Antiálcool. Agora, todo cliente, independentemente da idade aparente, precisa apresentar o documento de identidade ao atendente no caixa, que registra no sistema do estabelecimento o número do RG.
Rogerio Canella - 10.dez.11/Folhapress |
Aviso sobre a probição da venda de bebidas para menores afixado em geladeira de posto de gasolina em São Paulo |
"Passamos a exigir porque a legislação diz que temos de ter um cadastro [dos compradores]", afirma o vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Roberto Longo Moreno. A informação, segundo ele, fica registrada em uma fita magnética, a exemplo do que ocorre com dados da Nota Fiscal Paulista.
"Venho notando que alguns consumidores, principalmente os idosos, não estão gostando de apresentar o documento", acrescenta Moreno. "Mas alguns supermercados são próximos a faculdades. O maior de idade compra e entrega para o menor beber. E nós temos de provar que vendemos para o maior."
A partir do início deste mês, essa regra passou a ser seguida na rede do Grupo Pão de Açúcar, que abrange as lojas Assaí, Extra e Pão de Açúcar. Os funcionários de todas as unidades concluíram o treinamento para atender à exigência recentemente.
Procurada, a assessoria de imprensa do Carrefour informou que solicita o RG para verificação da idade do consumidor. Mas não explicou se a exigência é feita tanto para jovens quanto para os mais velhos e se o número do RG deles é anotado.
O texto da Lei Antiálcool estabelece que cabe ao responsável pela venda comprovar se o consumidor era maior de idade ou não. Ao todo, desde novembro do ano passado, quando a lei entrou em vigor, foram aplicadas 1.003 multas no Estado por descumprimento da lei, sendo 345 delas na capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.