sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OS DIREITOS HUMANOS DOS POLICIAIS

A Portaria conjunta do Ministério da Justiça com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, publicada dia 16 de novembro de 2010 no Diário Oficial da União, estabelece Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública.
As 67 diretrizes da Portaria Interministerial SEDH/MJ Nº 2 estão divididas em 14 temáticas: Direitos Constitucionais e Participação Cidadã, Valorização da Vida, Direito à Diversidade, Saúde, Reabilitação e Reintegração, Dignidade e Segurança no Trabalho, Seguros e Auxílios, Assistência Jurídica, Habitação, Cultura e Lazer, Educação, Produção de Conhecimentos, Estruturas e Educação em Direitos Humanos e Valorização Profissional.



Fonte: Agência Fenapef

26 comentários:

  1. Sanches, ANO Q VEM COM CTZ VAI SAIR O CONCURSO PARA AGENTE POLICIAL, É NECESSÁRIA A CNH D NO ATO DA INSCRIÇÃO? E O AGENTE SÓ DIRIGE VIATURA, OU AJUDA TB A INVESTIGAR? O INVESTIGADOR É CHEFE DO AGENTE? E QUAL A CARGA HORARIA DE TRABALHO 12 X 36? DESCULPE PELAS VARIAS PERGUNTAS, MAIS É QUE VC É AGENTE POLICIAL, E COM CTZ PODE ME ESCLARECER ESSAS DÚVIDAS.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, não, o Agente Policial faz praticamente tudo o que o Investigador faz, aliás, hoje, todas as carreiras operacionais fazem a mesma coisa, Investigadores, Agentes, Carceireiros,até mesmo Papis e Aux. de Papi vemos na rua investigando e dando cana. Somente em caso de chefia de DP o chefe tem obrigatoriamente de ser um Investigador.É claro que os Investigadores se acham superiores, até mesmo pelo nível superior que conseguiram, porém, um depende do outro o resto é babaquiçe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas respostas Sanches, quanto as outras perguntas, vc poderia me responder sobre a cnh d no ato da inscrição, e a carga horaria de trabalho,é 12x36 mesmo? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  4. É necessário a CNH D, porém, somente na entrega da documentação caso seja aprovado, já os horários variam entre chefia e plantão. No plantão os turnos costumam ser de 12X24 por 12X48.

    ResponderExcluir
  5. Sanches bom dia estou em duvida aqui acho q vc pode resolver estou fazendo um curso preparatório projeto ACADEPOL correto , e eu nao tinha visto que precisava da cnh "D" para o cargo de agente policial e eu nao tenho estou na metade do curso j e tenho 19 anos a cnh D so pode tirar com 21 oq faço ? agradeço desde ja .

    ResponderExcluir
  6. Jansey, infelizmente por enquanto há a necessidade de ter habilitação categoria "D". Acho que não tem o que vc fazer. É uma pena.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. ola, boa noite Sanches estou esperando abrir o concurso pra agente e tenho uma duvida, porque é nescessário possuir cnh D, os agentes precisam dirigir onibus ou coisa parecida. agradeço desde já

    ResponderExcluir
  8. ola agente sanches,sou novo no seu blog, eu queria saber o por que da cnh "d" e por que não "b".obrigado agente sanches.
    (Lucas de campinas,2015 vou prestar para asistente de necropsia resa por mim.)

    ResponderExcluir
  9. Lucas a exigência da carteira de Habilitação D vem desde os tempos em que o cargo de Agente Policial tinha a denominação de Motorista Policial. Mudou-se a nomenclatura do cargo. Um abraço e boa sorte no concurso.

    ResponderExcluir
  10. Oi José, estou escrevendo um livro sobre romance policial, e algumas duvidas sobre como a policia age começaram a surgir: dentro de uma delegacia, os temas que você sitou no post ainda podem ser divididos entre grupos ou todos trabalham com isso? No caso de estupro seguido de morte, tem alguma informação que o senhor poderia me dar a respeito de como a policia investiga? E vocês trabalham com parceiros (dupla) ou em equipe (grupo)? Obrigada desde já! Alissan de Brito, Santa Bárbara, sp

    ResponderExcluir
  11. Olá José, tenho uma duvida pretendo prestar concurso para investigador pois como eu me formei em tecnólogo em Redes de computadores quero saber se posso prestar esse concurso, mesmo sendo curso tecnólogo e outra Área como o edital pede nível
    Superior.
    Leandro
    agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que sim,dê uma olhada no último edital que será a mesma exigência. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite...Gostaria de saber qual a carga horária do agente de telecomunicações e e faz plantões?E se souber,quando sai edital?Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tanto trabalhar em plantões como também na chefia de segunda a sexta feira. Abraço!

      Excluir
  14. Olá, tenho uma dúvida.
    O cargo de agente de telecomunicações trabalha apenas na delegacia ou também pode sair às ruas quando tem operação?

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber a carga horária de investigador e quantas horas trabalha por dia. Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Qual a carga horária de um investigador por semana? Quantas horas por dia?

    ResponderExcluir
  17. Alex, o horário geralmente é flexível, porém, as vezes o policial é escalado a qualquer momento para determinadas operações, então falar em carga horária na polícia é meio complicado. O horário de expediente é das 9 às 19 hrs, e plantão de 12 hrs de dia por 24hrs de descanso e 12 hrs de noite por 72 de descanso.

    ResponderExcluir
  18. Olá Sanches, gostaria que você indicasse qual curso você fez para ingressar na PCSP, e quanto tempo você estudou para a prova. Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, estudei dirante uma ano em casa com apostilas e provas anteriores. Abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde! Sou formado por uma universidade, porém tecnólogo, até aonde eu sei é considerado nível superior, sabe dizer se é possível concorrer ao cargo de investigador?

      Excluir
  19. Boa tarde! Tenho interesse pelo cargo de investigador, entre os requisitos, tem a exigência de nível superior, sou formado em universidade por um curso tecnólogo de duração de 3 anos, até aonde eu sei é considerado superior,meu caso se encaixa para o cargo?

    ResponderExcluir
  20. Acredito que sim. Qualquer formação superior. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá Sanches, como funciona o processo de formação de um Agente Policial e quanto tempo dura ? eu vou participar para o concurso para a vaga de Agente Policial, eu curso universidade, o curso de Direito, eu gostaria de saber se eu consigo participar do período de formação de um agente e consigo trabalhar mesmo estudando. eu consigo encaixar meus estudos e as cargas horárias de trabalho na Polícia ? admiro muito o trabalho de vocês, parabéns, estou estudando muito para fazer parte dessa linda e respeitada corporação.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.