terça-feira, 1 de novembro de 2011

MAIS QUE UM BOM SALÁRIO A POLÍCIA PRECISA DE RESPEITO E RECONHECIMENTO


Hoje se brada aos quatro cantos que a polícia precisa de melhores salários, o que é uma verdade inquestionável, porém, mais do que um bom salário, o policial precisa ser respeitado e reconhecido como outrora.
Num passado recente, a cerca de 20 anos atrás, havia respeito pela polícia, a população nos dava apoio e os delinqüentes, os “sem o que fazer”, e até mesmo o cidadãos de bem quando viam uma viatura ou eram abordados pelos policiais se portavam de maneira respeitosa, pois sabiam que ali na sua frente estava uma autoridade do Governo.
O tempo foi passando e com ele veio a tão falada “liberdade” que a sociedade contemporânea confundiu com anarquia, desrespeito, falta de educação,impunidade, etc...
Hoje em dia quando se vê uma viatura, o “mala”, como dizemos na gíria policial, sequer se dá ao trabalho de se portar decentemente , ao invés de olhar os policiais de soslaio os encara, ri sarcasticamente e ás vezes até cospe no chão mostrando que não está nem aí para os “coxinhas” ou , pior, faz questão de demonstrar toda a arrogância e “poder” que a sociedade lhe deu.
Você sabia que uma simples denúncia contra um policial, mesmo sem a menor prova, é o suficiente para tirá-lo das ruas e às vezes causar até mesmo sua demissão? Aqui o ônus da prova não cabe a quem acusa mas sim àquele que foi acusado. Uma simples acusação já faz os jornais estamparem seu nome e sua foto na primeira capa, ávidos pelo interesse que isso desperta nas pessoas, como urubus em carniça, sem se importarem se é verdade ou mentira ou se isso causaria um imenso sofrimento em seu ambiente familiar.
Eu digo sempre que o policial é tal qual o lixeiro pois, faz o trabalho que ninguém quer fazer sem o devido e merecido reconhecimento, mas talvez com a diferença de que o lixeiro não esteja na profissão por que goste e sim por necessidade, enquanto que os policiais em sua imensa maioria sejam policiais por paixão e vocação.
E u digo sem medo de errar que para o policial que está diuturnamente nas ruas, becos vielas, favelas, buracos,morros, protegendo e velando o sono da sociedade com sua própria vida, não há nada pior do que não ter o respaldo e o respeito desta.
Queremos salários melhores sim, mas queremos principalmente, que você cidadão de bem, volte a apoiar e valorizar a polícia porque é ela que estará ao seu lado quando você mais precisar.
Uma sociedade onde as pessoas não respeitam nem mesmo a polícia está fadada ao caos e a um futuro tremendamente triste.

3 comentários:

  1. José Sanches!!!! Que palavras lindas as suas. Parabéns! Eu penso como meu avô, quem gosta de polícia é só o familiar do policial, e com esse pensamento, pretendo ingressar na carreira logo em breve. Infelizmente já tendo q conviver com a falta de respeito e excesso de direitos para os delinquentes........... :-(, mas vamos na fé! Na esperança de talvez uma legislação um pouco mais rígida para a quantidade de delitos cometidos diariamente!

    ResponderExcluir
  2. Pis é Tatiana infelizmente a polícia é muito marginalizada, muito por causa da ditadura,porém, logo a sociedade terá que fazer sua escolha. É bom saber que vc já fez a sua e pode ter certeza foi a melhor opção! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal José Sanches, sou policial civil em Macapá no Amapá e o sentimento é o mesmo!

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.