quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Policiais preparam série de mobilizações pró-PEC

Os policiais civis, militares e bombeiros decidiram realizar uma série de mobilizações pelo Brasil em prol da votação das PECs 446 e 300, que tramitam na Câmara dos Deputados e que cria o Piso Salarial Nacional para a categoria.
A primeira atividade deve ocorrer ainda em dezembro, no estado do Rio de Janeiro, uma das cidades de sediará a Copa de 2014.
De acordo com o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, será um Dia de Mobilização para chamar a atenção da sociedade para o trabalho antidemocrático que os governos estaduais e federal vêm realizando no Congresso Nacional. “Ontem, enquanto a Cobrapol e as entidades representativas dos policiais militares e bombeiros realizavam uma ação conjunta para que as PECs fossem votadas, governadores de diversos estados e o próprio governo federal pressionavam as lideranças a não pautarem a matéria, sendo que havia um quórum de 445 deputados para a votação. Consideramos isso um trabalho antidemocrático que prejudica não apenas os policiais, mas em especial a sociedade que sofre diretamente os problemas ocasionados pelos baixos salários e pelo sucateamento da segurança pública”, argumentou Gandra.
As PECs 446 e 300 já foram aprovadas no Plenário da Câmara em primeiro turno e já deveriam ter sido votadas em segundo turno, de acordo com o prazo regimental da Câmara, mas acordos de lideranças do governo têm impedido que a matéria entre em pauta.
Novas mobilizações As mobilizações setoriais devem ocorrer também em outras cidades que sediarão a Copa de 2014, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.
Na Capital Federal também deve acontecer uma manifestação pacífica e ordeira durante a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff. “Nosso objetivo não é tumultuar a posse, mas chamar a atenção da imprensa e da população para o que vem ocorrendo no Congresso Nacional. Podemos até perder na votação e não questionamos isso, mas queremos que a matéria seja votada e o governo está fazendo de tudo para que as PECs caiam no esquecimento. Isso não permitiremos”, afirmou Gandra.
Os atos e mobilizações compõem as deliberações aprovadas pelos policiais civis no X Congresso da Cobrapol, realizado dias 17 e 18 de novembro, em Salvador/BA.
Pressão no Congresso continua Hoje, a Cobrapol e uma comissão de policiais militares e bombeiros retornam ao Congresso Nacional numa nova ação para a votação do Piso Salarial Nacional.
Mais informes em breve.
Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa Cobrapol

22/11/10 - Balanço do X Congresso da COBRAPOL aponta agenda de lutas
Sob o sol soteropolitano, policias civis de todo país iniciaram seus trabalhos a manhã do X Congresso da COBRAPOL com a aprovação de contas da atual diretoria e com a análise de conjuntura sobre o trâmite do projeto de lei complementar 446 que prevê a instituição do piso salarial para os policiais militares, policiais civis e bombeiros militares.
Entoando falas de força, garra e muita revolta diante da falta de perspectiva da aprovação de uma bandeira histórica de valorização profissional traduzida pela PEC 446, os policiais civis deliberaram por estado de mobilização permanente que culminará com um dia nacional de lutas, na próxima segunda feira, dia 22 de novembro.
Para Antonio Moraes, presidente do SINPOL Sergipe, é preciso provocar a COBRAPOL e as demais entidades sindicais da categoria policial civil no sentido de organizar um calendário de visitas à Brasília e aos deputados federais para pressioná-los a votar a PEC 446, além de organizar um ato público na frente do Congresso Nacional de modo a chamar a atenção da Opinião Pública.
Já na parte da tarde, todos os encaminhamentos propostos pela manhã foram colocados em votação pela plenária, sendo aprovadas as seguintes propostas:
• Implementação de um espaço previsto no estatuto da COBRAPOL e nunca efetivado, o Conselho Nacional de Entidades, composto de representantes de cada sindicato filiado a COBRAPOL, com reuniões trimestralmente ordinárias sobre a responsabilidade de criar propostas concretas para operacionalizar as lutas dos policiais civis em nível nacional.
• Aprovação do “Movimento Nacional em Defesa da Valorização do Policial Civil”, com o objetivo de publicizar os principais pontos de reivindicação da categoria para a sociedade, utilizando ferramentas de comunicação e ações mobilizatórias.
No final dos trabalhos, após aprovação de algumas Moções, o plenário do X Congresso da COBRAPOL aprovou um documento que será entregue a equipe de transição do governo federal, apontando as principais reivindicações da categoria, em especial, a aprovação da PEC 446, a criação de uma carreira única para a corporação da polícia civil e a aposentadoria especial para os agentes de segurança pública.
Balanço
‘O congresso foi um sucesso, vários líderes de todo o país puderam deliberar e apontar os próximos caminhos da COBRAPOL, enquanto trabalhadores da segurança pública. Tivemos a participação de uma comitiva de Portugal, que vieram aqui mostrar a sua experiência, estabelecendo um pacto mútuo de cooperação entre Brasil e Portugal. Saímos daqui com uma agenda de lutas que tem o seu início no dia 22 de novembro quando estaremos em Brasília pressionando os deputados federais para aprovação da PEC 446. Conseguimos instituir o Conselho de Entidades, espaço que será importante para concretizar a nossa luta. Meu balanço é positivo, não no sentido de término da estrada, mas sim de uma visão mais ampla de quanto ainda temos que caminhar” afirma Jânio Gandra, presidente da
COBRAPOL.
Carol Westrup para o Portal do Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.