sábado, 27 de novembro de 2010

ARMAS DOS CRIMINOSOS QUE ATUAM NO RIO ENTRAM NO PAÍS POR 17 CIDADES

G1

Três portos também são usados por criminosos. Entrega das armas é domiciliar, diz especialista.
O arsenal com que contam os criminosos no Rio entra no Brasil de diversas maneiras. Estudos de especialistas em violência e apreensões da polícia sugerem que as armas de grosso calibre entram pelas fronteiras, principalmente de países como o Paraguai. Levantamento feito com base em dados da Polícia Federal (PF) mostra que 17 cidades de fronteira servem como porta de entrada e portos como Santos, Paranaguá (PR) e Sepetiba (RJ) também são usados pelos criminosos.
Dentro do Brasil, essas armas são escondidas em caminhões e assim chegam às grande cidades.
“Só a nossa fronteira com a Colômbia é maior do que a fronteira dos EUA com o México. Portanto, temos uma fronteira continental”, diz o deputado Paulo Pimenta, relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência Urbana.
1.700 armas apreendidas
A PF informa que apreendeu mais de 1.700 armas só em 2010. Entre elas armas pequenas, como revólveres e pistolas. A maior parte dessas armas foi fabricada e desviada dentro do território nacional: são armas compradas ou roubadas de cidadãos comuns, roubadas de empresas de seguranças, desviadas de órgãos de segurança pública e contrabandeadas por policiais corruptos.
Segundo o especialista internacional em criminalidade Walter Maierovitch, a principal falha no combate ao tráfico e comércio ilegal de armas é a falta de fiscalização nas fronteiras.
“No Brasil, existe um gargalo com as armas que chegam principalmente do Paraguai. O Paraguai é um grande entreposto. Essas armas são pedidas e a entrega é domiciliar. O Brasil peca mais pela falta de fiscalização do que pela falta de leis”, afirma Maierovitch.
Pacto com países vizinhos
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que pretende fazer um pacto com os países vizinhos para combater o tráfico de armas. “Estive no Uruguai, Paraguai, estive reunido com ministros da Bolívia e da Colômbia para trabalharmos num pacto sul-americano de combate às drogas e tráfico de armas”, disse Barreto.

Um comentário:

  1. VEJAM BEM, OS CRIMINOSOS FORTEMENTE ARMADOS NO RIO, E NA MESMA CIDADE, SUA GUARDA MUNICIPAL, OU SEJA, A CORPORAÇÃO POLICIAL DO MUNICIPIO ESTÁ DESARMADA!ALGO ESTÁ MUITO ERRADO NESTE PAÍS!INFELIZMENTE OS PREFEITOS SE ESQUIVAM DAS OBRIGAÇÕES E PASSAM TODA A RESPONSABILIDADE ÀS POLICIAS ESTADUAIS.SEGURANÇA PUBLICA É DEVER DE TODOS, OU SEJA, UNIÃO, ESTADOS E MUNICIPIOS!

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.