terça-feira, 11 de maio de 2010

Estrangeiros estão furtando água do rio Amazonas para abastecer seus países

http://blogdoimbroglione.wordpress.com/

Bem conhecido na região norte do Brasil, o tráfico internacional de águas finalmente chegou aos ouvidos dos deputados em Brasília. Países como Arábia Saudita, Bélgica e Israel, entre muitos outros, já sofrem com a escassez hídrica. Diante da falta de água potável, é preciso optar entre a dessalinização e o tratamento da água doce. Como a primeira opção custa quase o dobro da segunda, a saída é usurpar os rios alheios, quando os próprios não são suficientes. Assim, as empresas também ficam isentas das taxações de uso das águas de superfície dos rios europeus.
“Estima-se que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente, até para a China”, relatam os deputados Lupércio Ramos (PMDB-AM) e Francisco Praciano (PT-AM) no pedido de abertura de inquérito na Casa.
Após esvaziarem suas cargas, petroleiros e navios-tanques abastecem suas reservas com o rio Amazonas antes de deixarem as fronteiras nacionais. Alguns deles seriam capazes de armazenar o equivalente à metade da água necessária para abastecer Manaus por um dia inteiro, segundo a Agência Amazônia.
Pesquisadores suspeitam que, além da água, o interesse estrangeiro poderia também cobiçar os organismos vivos presentes no rio. O extravio da riqueza biológica do país é antigo. No início do século XIX, o botânico Auguste de Saint-Hilaire enviou para as colônias francesas 21 caixas com plantas de arredores do Rio de Janeiro.
Já em 1876, sobre as terras que cobrem o Aquífero Guarani, o inglês Henry Wickham desviou sementes de seringueiras amazônicas para as colônias britânicas na Malásia. O efeito foi devastador na economia da região norte, que viu despencar a venda de borracha com a entrada do novo concorrente. Ainda pouco divulgado, o caso do tráfico de águas promete ser mais um capítulo desta extensa história da biopirataria no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.