terça-feira, 6 de outubro de 2009

Quem tem medo da investigação realizada pelo Ministério Público?

De uns tempos pra cá estamos presenciando um grande embate nos bastidores do Congresso e no judiciário a respeito de a quem cabe o poder investigatório.
De um lado estão os Delegados de Polícia, cada vez mais desprestigiados, e de outro os Promotores Públicos na contramão disso, cada vez mais "fortes" e prestigiados.
Afinal que mal faz um Promotor investigar?
Dizer que é exclusividade da polícia jundiciária não é verdade, pois isso não está explícito na Constituição. A exclusividade cabe apenas à Polícia Federal.
Na minha visão isso vem acontecendo por culpa unicamente dos Delegados de Polícia, com raras exceções, que a anos vem deixando que a carreira que escolheram perca o prestígio junto à opinião pública e a população carente de um melhor atendimento nos momentos mais difíceis de suas vidas.
Foram perdendo prerrogativas e nada fizeram por ser mais cômodo se eximir da responsabilidade do que encará-la. Exemplos como mandado de busca e apreensão, prisão temporária e mais recentemente o Termo Circunstanciado, devolvido a eles recentemente em São Paulo.
Tavez os Delegados tenham acordado um pouco tarde ao sentirem a carreira ameaçada, espero que não.
Particularmente conheço muitos ótimos Delegados, mas que infelizmente estão pagando por anos e anos de desleixo de tantos outros maus colegas.
Não importa de onde parta a investigação, o que importa é seu fim, e esse fim tem que ser em prol da sociedade, tem que atingir seu objetivo principal uma investigação honesta e imparcial, sem rabo preso com ninguém.
Um abraço.
José Sanches

Um comentário:

  1. Aqui, pras bandas do Deinter 3, os PMs valem-se do P2, promovem o levantamento de locais supostamente utilizados como ponto de tráfico de entorpecentes e com tais informações, buscam apoio no Ministério Público, que por sua vez, requer mandado de busca em referidos locais, sem jamais aparecer a co-irmã como pedinte e uma vez expedido, entregam tudinho aos militares, que na maioria das vezes, conseguem o registro de um simples TC.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.