segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DEVEMOS TRILHAR ESSE CAMINHO.

e-mail enviado por Julio Cesar de Santana.


Esclarecimento do SERVIPOL aos policiais


Escrito por Allan Mendonça
Qui, 15 de outubro de 2009 16:12
Vem sendo discutido no ambiente de e-mail corporativo da Polícia Civil – Direto - o assunto “unificação dos sindicatos” dentro da discussão sobre a realização de um congresso estadual da PC do RS. Em meio ao tema, várias opiniões são manifestadas sobre interesses obscuros que poderia haver na manutenção de tantas entidades. Justamente por isso, aqui cabe um esclarecimento acerca da posição da atual diretoria do SERVIPOL em relação ao assunto.

A atual diretoria do Servipol se formou justamente por não concordar com a existência de tantas entidades representativas na Polícia Civil do RS, que na prática só traz divisão da categoria, e com o caráter político partidário de suas direções, ou de alguns diretores, que muitas vezes utilizavam o mandato classista para ganhar notoriedade com o objetivo de tentar eleição para cargos políticos ou algum cargo em comissão no Poder Executivo municipal, estadual ou federal.

Da indignação com essa situação, um grupo de policiais operacionais se juntou, discutiu e formou a chapa que ganhou as eleições do Servipol em setembro de 2007, tendo como metas de campanha a unificação dos sindicatos e a desvinculação político partidária da representação classista, por entender que a estratégia sindical tem que ter liberdade para buscar apoio em qualquer partido, seja de direita, de centro ou de esquerda, da situação ou de oposição, mas manter isenção para, se necessário for, entrar em confronto com quem quer venha a ocupar o Poder Executivo.

Em outubro de 2007 a atual diretoria do Servipol tomou posse, e uma das primeiras medidas realizada foi oficiar a Ugeirm (Of. nº 130) e a ACP (Of. nº 129) propondo a unificação das três entidades. A iniciativa foi em vão, não obtendo sequer uma resposta. Durante esse período temos trazido o tema com freqüência em tópicos inseridos no jornal e no site do Servipol, onde inclusive no mês de setembro postamos uma enquete em relação ao tema, e dos 1.236 participantes votantes 91,7% se mostraram favoráveis à unificação.

Neste mês de outubro outra enquete está postada, desta vez indagando se os policiais são favoráveis ou contrários a vinculação político partidária dos sindicatos. Hoje, 15/10, o Servipol tem assembléia geral, na qual dois temas se destacam: discutir a unificação das entidades representativas e alteração do estatuto do Servipol, no qual passaria a constar a vedação de filiação político partidária como requisito para candidatos a cargos da direção do Servipol. A assembléia é aberta a todos os policiais, mesmo aqueles que não são sócios contributivos da entidade, pois queremos justamente estimular a discussão sobre esses assuntos com todos os servidores da Polícia Civil.

A diretoria conta com apenas três diretores licenciados para exercer mandato classista, e mais quatro diretores que, embora não licenciados participam ativamente das ações. Portanto a entidade possui um número muito aquém do necessário para desenvolver todas as atividades que gostaríamos de realizar. Estamos abertos à colaboração e fiscalização dos colegas, e desde já convidamos a quem queira vir até o Servipol, analisar o trabalho sindical de perto, sugerir, criticar e colaborar, mesmo que não seja sócio contributivo, pois o objetivo não é o de nos vitalizarmos na carreira classista, e sim o de despertar o real sentimento de classe, crítico, responsável, atuante e transparente, isento de conotação político partidário ou de ideologias reducionistas e fragmentárias.

É por isso que vemos com satisfação essa discussão sobre realizar um Congresso Estadual da Policia Civil, e também a discussão da unificação (fusão) dos sindicatos, iniciativa madura, legítima e oportuna, pois que vem nascida na base da categoria, bem ao encontro dos objetivos da atual direção Servipol.

Allan Mendonça,
Presidente do Servipol.

3 comentários:

  1. São Paulo Capital, Nesta sexta feira por volta das 16 horas os policiais Ricardo Escorizza dos Santos, Bianca pires de Albuquerque e Sergio Luiz fizeram diligencias com o intuito de prender traficantes na favela do Jd. Elba os policiais foram recebidos a tiros de armas de grosso calibre e pediram reforços de outras equipes para deterem os criminosos que se evadiram para dentro da favela. Armas e drogas foram apreendidos.

    ResponderExcluir
  2. Quem é Bianca Pires de Albuquerque


    Conhecemos a Bianca muito antes de sua prisão, uma garota alegre e cativante era policial civil e tinha histórias incríveis para contar, amiga, companheira... enfim uma pessoa boníssima e de ótimo caráter..

    Já há alguns dias estamos vendo postagens em blogs e notícias falando dela e nada mais justo do que contar um pouco sobre ela...

    Ficamos muito próximos, quando ela foi presa, se foi justo ou não... Não nos cabe tecer comentários, isso deixamos para Deus e a Justiça, o fato é que aí realmente fomos conhecer Bianca, ou Bibika como os amigos mais íntimos a chamam e nos surpreendemos com o que vimos;

    Vimos uma mulher que perdeu tudo, trabalho, liberdade, amigos, casa, dinheiro, vida... Ela tinha apenas 25 anos quando foi presa, havia entrado na polícia com 18 anos e tinha promissora carreira, foi uma pena...

    Vimos uma pessoa, um ser humano sendo execrado e linchado em praça pública, mas com tudo isso, embora muitas vezes tenha visto lágrimas no seu rosto, vi um sorriso nos lábios e a confiança em Deus sempre presente em sua vida.

    Vimos sua família se reestruturar para apoiá-la, vimos os amigos sinceros lutando para ajudá-la, vimos que ela nunca, nunca perdeu a esperança...

    Bianca foi condenada a uma pena longa... Onze longos anos, os quais ela já cumpriu cinco, ou mais... Não sabemos direito, mas o fato é que hoje com trinta anos, ela trabalha, está em regime semi aberto, tem amigos e amigos fiéis, sua família espera ansiosa a volta da filha pródiga.

    Hoje dizemos sem medo de errar... Ela nos dá orgulho, pois se errou, pagou e vem pagando até quando e onde for necessário, está resgatando a sua cidadania, fazendo a sua parte, dando sangue suor e lágrimas para reparar o erro cometido (se é que o cometeu...Como disse isso não nos diz respeito).

    E olhando a vida dela e o exemplo que ela nos dá, é um ser humano batalhador, mulher de fibra, falha sim, mas brilhante, trabalhadora e uma ótima amiga.

    Lembramos sempre dela falando com os olhos marejados, que toda dor e injustiça que passou valeu a pena, pois nada paga o olhar de seu velho pai cheio de orgulho cada vez que ia visitá-la na prisão.

    Lembro-me ainda do dia em que ela se apresentou na Corregedoria e o seu pai, amigo e companheiro estava ao seu lado e nos disse chorando: - Ela tem força por mim e por ela e hoje está me dando uma lição de vida... E ela lá... tranqüila, serena e cheia de fé e esperança de que tudo iria dar certo....

    E com esse texto fazemos uma singela homenagem à nossa grande amiga, pois ela nos mostrou que cair e levantar de cabeça erguida e com dignidade, ainda é possível.

    Bianca, você têm amigos fiéis e que te aplaudem de pé, não nos interessa se você está dentro ou fora da polícia, se você esteve presa ou não, amigo como você é artigo raro, é biscoito fino, é um presente!

    Você é a nossa fênix, ressurgiu das cinzas e deu a volta por cima!

    Um abraço no seu coração!

    Alessandro Aruh

    Oswaldo Marques

    Marcelo De Stéfano

    Alexandre Shell

    Robson Quaresemin

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.