sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Policial terá aumento com mudanças na carreira

04/09/2009
Vinícius Segalla e Amanda Mont'Alvãodo (Jornal Agora)
Oito carreiras da Polícia Civil de São Paulo se transformarão em apenas uma (agente de polícia), com aumento salarial para a maioria, segundo a Delegacia Geral de Polícia.
Reajuste de 6,5% é pago hoje
Os próximos concursos para delegado exigirão aprovação no exame da OAB. Investigadores e escrivães terão referências salariais iguais às dos peritos. Para tanto, receberão aumento. A progressão na carreira se dará só por tempo de serviço e títulos, pondo fim ao critério de merecimento.
Essas e outras mudanças estão no plano de reestruturação das carreiras da Polícia Civil, que foi apresentado, no começo da semana, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Domingos de Paulo Neto, aos sindicatos da instituição. Das 17 entidades presentes na reunião, 14 aprovaram.
Domingos deverá enviar o plano ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, até o final da semana que vem. A ideia é que um projeto de lei com a reestruturação seja enviado à Assembleia Legislativa ainda em 2009. "Todas alterações foram submetidas às categorias", diz o delegado-geral.
UnificaçãoOito carreiras que exigem ensino médio (agente policial, carcereiro, agente de telecomunicações, desenhista técnico-pericial, fotógrafo pericial, auxiliar de necropsia, atendente de necrotério e auxiliar de papiloscopista) passarão a compor a nova carreira de agente de polícia.
O salário será igual ao do agente de telecomunicações, atualmente em R$ 1.466,38 (sem contar as gratificações). O maior aumento será para carcereiros e agentes, que ganham, hoje, R$ 1.090.
Investigadores, escrivães e papiloscopistas também terão aumento, já que as carreiras, de nível médio, passarão a exigir nível superior. "Essa era uma reivindicação de 20 anos da categoria. As mudanças valorizam os profissionais", diz Alaor da Silva, da associação dos papiloscopistas.
Outra mudança virá na progressão das carreiras. A indicação por mérito para que o servidor mude de classe acabará, com exceção da promoção da classe final para a superior (chamada, hoje, de especial).

23 comentários:

  1. isso eh uma injustiça , com os agentes de telecomunicaçoes policial , que deveriam estar no mesmo nivel dos escrivaes , investigadores e papiloscopistas , pois sem as comunicaçoes a policia para !!!

    ResponderExcluir
  2. todos os cargos que serao englobados sairao prejudicados , alem de ficarem sem qualificaçoes, profissionaes , ainda ficarao a merce , das transferencias e bondes , sem defesa de opnioes , exemplo : um agente em telecomunicaçoes policial , ser designado para carregar corpos com destino ao IML ...

    ResponderExcluir
  3. QUE PIADA, HJ EM DIA SE A NEXTEL PARAR A POLICIA PARA, PELO AMOR DE DEUS, KKKKKK

    ResponderExcluir
  4. injustiça - deveriam dar opção de escolha aos agentes de telecomunicações policial - infelizmente estamos retrocedendo

    ResponderExcluir
  5. de agora em diante o agente policial não fará mais o trabalho dos investigadores,quero ver o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Essa reestruturação é uma injustiça com o Agente Policial que sempre fez o mesmo trabalho do Investigador.

    ResponderExcluir
  7. finalmente estão valorizando o escrivão de polícia, pois sem ele sim a polícia para.

    ResponderExcluir
  8. finalmente esta carreira,se é q pode chamar de carreira,carcereiro,vai sumir do mapa,graças Deus,vai tarde.

    ResponderExcluir
  9. UM BRINDE AOS GLORIOSOS AMIGOS CARCEREIROS POLICIAIS, POIS, ESSES SAO PAUS PRA QUALQUER OBRA,ELES CABEM EM QUALQUER LUGAR,MERECEM MUITO PELO SEU DESEMPENHO .ENQUANTO TEM INVETIGADOR QUE NAO SERVEM PRA NADA! OS CARCEREIROS TRABALHAM EM QUALQUER AREA, E MUITO BEM! MERCEM MUITO MAS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. NAO SEI PORQUE O AGENTE POLICIAL QUER SER IGUAL A INVESTIGADOR! FAÇAM O CONCURSO CARO AMIGOS! O NIVEL DE VCS SAO DE NIVEL MEDIO! NOS SOMOS NIVEL UNIVERSITARIO! RECLAME PRO SERRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nomenclatura,não cria competência,idiota,tem carcereiro muito melhor que muitos investigaristas!!!!

      Excluir
  11. q palhaçada...acreditar que essas coisas vao acontecer chega a ser insano....se fosse para subir salario apenas pelo nivel de escolarida, os PF que fizeram greve a alguns anos teriam conseguido...para escrivao e investigador ganhar = a perito...eles so tem que prestar concurso para o mesmo...senao, irão continuar a ser esc. e inv., que tem sua impotancia, porem irão receber de acordo com sua atribuição e nao apenas pelo nivel de escolarida...enquanto as outras carreiras, acho que a DGP nao ouviu elas direito e o secretario da seg + governador, qdo aprovarem alguma mudança...é provavel que os policiais nem irão alterar em nada, que prova? a sindicancia saiu do poder da PC do dia p noite sem ninguem imaginar e sem o aval da DGP...abçs a tds amigos

    ResponderExcluir
  12. Sem o "Optel" nada acontecerá na Polícia,pois o trabalho por ele realizado, poderá facilmente ser executado,agora sem o "Escrivão", a Polícia pára integralmente.

    ResponderExcluir
  13. O Escrivão plantonista faz todo o serviço, desde diligências, até triagem do pessoal na espera de elaboração de boletins de ocorrência, contudo, os investigadores só ficam "voando", acho que a valorização da carreira de Escrivão de Polícia, deveria ser diferenciada...

    ResponderExcluir
  14. Desde 4 de setembro e até agora nada...

    ResponderExcluir
  15. Olá !!! Gostaria d saber o que um agente de telecomunicações da Policia Civil faz, qual o ´papel que ele desempenha, se trabalha na rua e trabalha armado?

    ResponderExcluir
  16. pqp, quem acredita nessa molecagem pra cima de nós ? Acordem..., se só uma categoria for beneficiada a grita vai ser geral.É melhor nos unirmos... será q é possivel? sei não... Por isso que taí a realidade da falência policial( salários constituidos de auxilios, ajudas, esmolas; falta de efetivo; falta de equipamentos; descumprimento de promessas e por aí vai )

    ResponderExcluir
  17. Alguem pode me responder uma coisa?Porque as oito carreiras policiais a serem extintas,podem virar Agente de Policia e fazerem cursos para novas atribuições e os Agente Policias que ja tem suas funções semelhante a dos investigadores de policia não podem ser atribuida a tal.
    Tambem é incostitucional te obrigarem a fazer novos cursos de formação para novas atribuições sendo que eu prestei concurso para Agente Policial e não para Paploscopista,Carcereiro ,Agente Telecomunicações etc.Isso sim é Transposição de Cargo.

    ResponderExcluir
  18. O SERVIÇO DE INVESTIGADOR É OFICE BOY DO ESCRIVÃO E CONHEÇO VARIOS QUE NEM ISSO FAZEM DIREITO, DEIXAM ACUMULAR ORDEM DE SERVIÇOS NAS GAVETAS

    ResponderExcluir
  19. sem o investigador, o IP para...a delegacia emperra...

    ResponderExcluir
  20. AO AMIGÃO QUE FALOU QUE AS CARREIRAS DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES SÃO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO, SÓ TENHO A LHE ACONSELHAR QUE SE INFORME MAIS, NÃO EXISTE LEI QUE NORMATIZE ISSO, É APENAS EXIGÊNCIA DA ACADEMIA. A QUALQUER HORA, SEM MAIS NEM MENOS ACABA. PRO OUTRO AI QUE ACONSELHOU-NOS A ESTUDAR, TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO TEM SEQUER O SEGUNDO GRAU, DEIXE-ME MENCIONAR AINDA, POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA, QUE TRABALHEI COM OS MELHORES INVESTIGADORES QUE JÁ CONHECI E QUE ERAM NOMEADOS NA ÉPOCA DO ADEMAR DE BARROS. O PESSOAL TEM SE CONFORMAR QUE SOMOS AQUELES QUE RECOLHEM O PIOR QUE A SOCIEDADE REJEITA E, TODOS SOMOS VISTOS COM OS MESMOS OLHOS POR ESTA SOCIEDADE. ASSIM SENDO, É MUITO MELHOR NOS UNIR PRA TENTAR CONSEGUIR O MELHOR PRA TODOS, ESSA BRIGA NÃO TEM SENTIDO, O QUE IMPORTA DE ONDE VEM O INVESTIGADOR OU QUALQUER OUTRA CARREIRA, QUANDO O GOVERNO QUER ELE NOMEIA MESMO CONTRA A VONTADE DA MINORIA QUE SOMOS (LEMBRA DA GUARDA CIVIL, OS EXTRA NUMERÁRIOS). DAQUI A POUQUINHO ME APOSENTO SEM VER A MAIORIA DOS POLICIAIS FAZEREM JUS AO CARGO NA POLÍCIA INVESTIGATIVA, AQUELA QUE TEM QUE PENSAR NÉ.

    ResponderExcluir
  21. sou papiloscopista aposentada alguém pode me dizer se tive direito a esse misero aumento:pois esse mês não tive esse aumento

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.