segunda-feira, 10 de agosto de 2009

POLÍCIA FEDERAL QUER ATLETAS

Correio Braziliense
10/08/2009

Testes de resistência previstos no edital de seleção eliminarão muita gente
O exame de aptidão física do concurso da Polícia Federal tira o sono dos candidatos antes mesmo das provas objetivas e discursivas. As exigências estão maiores do que na última seleção, ocorrida em 2004. A preocupação dos concurseiros é estarem preparados a tempo para as avaliações de 18 de outubro próximo. “A preparação tem que começar imediatamente. O perfil dos candidatos dessa prova é de uma turma mais velha e que, muitas vezes, não tem um bom condicionamento e isso dificulta o treinamento”, diz o professor Carlos Magno Vieira Filho, conhecido como treinador Kito. Ele ressalta que as pessoas sedentárias precisam de três a seis meses para encarar as exigências previstas no edital. Para os quem têm condicionamento fraco, o prazo é de dois a três meses. E a contagem regressiva já começou.
Que o diga a bióloga Lorena Gonçalves Simões, 26 anos. Ela cursou toda a faculdade com o objetivo de ser perita da Polícia Federal. Mas o cargo que ela deseja não fará parte do concurso — são 400 vagas para escrivães e 200 para agentes. Mesmo assim, Lorena se prepara há quatro meses para a prova objetiva e discursiva e, há 10 dias, começou os treinos físicos. “Estou sedentária há três anos e tem sido difícil nesse começo”, revela. As principais dificuldades estão no salto e na barra. “A barra será o mais difícil. Ainda não consigo subir e descer como manda o edital”, conta.
A dedicação terá de ser intensa. No mesmo dia das provas, homens e mulheres passarão por quatro etapas de avaliação (veja quadro): barra fixa, impulsão horizontal (salto), corrida de 12 minutos e natação (50 metros). A Instrução Normativa nº 4/2009 da Polícia Federal orienta que, no dia previamente marcado, os candidatos convocados apresentem um atestado médico original com validade de, no máximo, 15 dias, ou cópia autenticada em cartório do documento. Também são exigidas roupas adequadas para prática da atividade física.
A mesma instrução informa que, se forem contatados “casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporárias (estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, luxações, gravidez, fraturas, etc) que atrapalhem a realização do teste ou diminuam a performance nos testes”, eles “serão desconsiderados”.
Jogo duro
Em 2004, os homens precisavam fazer duas flexões para ter nota mínima na barra fixa. Agora, são necessárias três. Já as mulheres tinham que ficar suspensas no equipamento por 10 segundos, pelo menos. Com a alteração, o teste passa a ser como o dos homens, mas com uma flexão no mínimo. “Não mudou tanto, levando em consideração que se trata da Polícia Federal, mas é um movimento complicado para as candidatas”, comenta o treinador Kito.
Na impulsão horizontal, as distâncias mínimas foram aumentadas: de 1,70 para 2,14 metros entre os homens e de 1,30 para 1,66 metro no caso das mulheres. O mesmo ocorreu com as marcas mínimas na corrida de 12 minutos: de 2 mil para 2.350 metros para os candidatos do sexo masculino e de 1.600 para 2.020 metros para as mulheres. “É um esforço e tanto. A PF parece querer um atleta profissional”, observa a fisioterapeuta Amanda Fullin Resottore, 30.
A maior surpresa do edital ficou por conta da prova de natação. A marca que concede a pontuação máxima aos homens é de 29 segundos para a piscina de 50 metros. “O campeão mundial de natação, César Cielo, faz 21,32 segundos. Como podem pedir esse índice para os candidatos?”, questiona o treinador Kito, avaliando que o mínimo para a pontuação, de 41 segundos, também é um exagero.
Amanda treina lutas marciais há anos e percebe a dificuldade do desafio que vai enfrentar. “É impossível deixar para a última hora. Abri mão das lutas para não correr o risco de ter lesões. Estou me preparando de forma mais específica.” Ela terá que nadar 50 metros em uma piscina de 25 metros em menos de 51 segundos para não ser desclassificada. Para marcar seis pontos, o máximo da avaliação, terá que cravar menos de 35 segundos. O recorde nacional é de 24,36 segundos para a mesma prova. “Em outros casos, esperamos que existam recursos na Justiça para melhorar as cobranças. Mas, independentemente disso, estou treinando forte para chegar o mais perto possível”, afirma a fisioterapeuta.

Competência
O exame de aptidão física, segundo a instrução normativa nº 4/2009 da Polícia Federal, é o conjunto de testes de caráter eliminatório, com pontuações mínimas e máximas. Os exercícios são realizados em ordem pré-determinada por candidatos habilitados por atestado médico específico. Essas provas são determinantes para selecionar aqueles que estarão apto a suportar as exigências do Curso de Formação Profissional e as competências técnicas necessárias para desempenhar as atribuições da carreira de policial federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.