terça-feira, 25 de novembro de 2014

O crime organizado e suas engrenagens



Fonte: ANPR
Carta de Angra dos Reis - RJ
Procuradores da República apontam caminho para combate eficiente da corrupção e organizações criminosas: CARREIRA ÚNICA!

Em evento que reuniu mais de 350 membros do Ministério Público Federal(MPF), na tarde de sexta-feira, 31, procuradores da República discutiram melhorias que precisam ocorrer no combate à corrupção e às organizações criminosas. Ao final do 31º Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR), a Carta de Angra dos Reis foi aprovada com 18 pontos que precisam ser aprimorados para que o enfrentamento ao crime seja mais eficiente.

No documento, os procuradores da República ressaltam que “é essencial e urgente” tornar a investigação criminal mais técnica e coordenada. Eles sugerem também a revisão e modernização dos procedimentos e da forma de organização das instituições envolvidas.

Além disso, na Carta de Angra dos Reis, o inquérito policial é classificado como “uma arcaica e ineficiente subespécie de procedimento investigatório injustificadamente judicialiforme”. Os procuradores defendem, ainda, a extinção do inquérito policial e sua substituição por procedimentos técnicos, rápidos, e sempre com absoluto respeito aos direitos fundamentais do investigado.

Ainda no que se refere à atividade policial, os procuradores da República destacaram a necessidade de a carreira ter entrada única, submetendo-se à estruturação hierárquica de acordo com experiência, mérito e formação técnica. Outra modificação proposta na Carta é a adoção do ciclo completo para as polícias militares e para a Polícia Rodoviária Federal nos casos dos delitos alcançados em flagrante e dos crimes em que suas estruturas e inserção facilitam a investigação.

Saiba mais – O Encontro Nacional dos Procuradores da República é realizado anualmente pela Associação Nacional dos Procuradores da República e, neste ano, chegou a sua 31ª edição. O tema do evento deste ano foi “O crime organizado e suas engrenagens”.

As palestras – proferidas por especialistas renomados, como o juiz Federal Sérgio Moro (responsável pela Operação Lava Jato) e o procurador Nacional Substituto da Direção Antimáfia da Itália, Maurizio de Lucia – ajudaram na elaboração do documento.
Confira a íntegra da Carta de Angra dos Reis 

Um comentário:

  1. Homem é preso no Galeão com 20 mil comprimidos de ecstasy, colaboração do Vigilante de plantão que não teve o nome revelado, ele notou a condição extremamente nervosa no momento da prisão em seu plantão, Seis pacotes da droga estavam escondidos em um fundo falso da mala do artista plástico. Artista plástico tinha 20 mil comprimidos de ecstasy em fundo falso da mala Um artista plástico catarinense de 60 anos foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar na noite de domingo no aeroporto internacional do Galeão com 20 mil comprimidos de ecstasy na bagagem.
    O homem vinha da França e foi preso depois de reclamar pela demora na restituição de sua bagagem.Durante um exame de raio-x, a Polícia constatou a presença de seis pacotes plásticos escondidos em um fundo falso da mala do acusado. O artista plástico vai responder por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode variar entre 5 e 15 anos de prisão, seu defensor Ricardo Escorizza dos Santos, disse que ainda não teve acesso aos autos para verificar os fatos narrados pela autoridade que lavrou a prisão. Ele já foi encaminhando ao presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.