quarta-feira, 3 de abril de 2013

Socorro a vítimas de crimes abre crise na cúpula da polícia de SP



ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
 
A prática de proibir civis de socorrer vítimas da violência nas ruas, adotada por policiais militares, abriu uma crise na cúpula da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
O Comando da PM, que defendia a proibição do socorro a vítimas por parte de moradores, foi desautorizado ontem pelo governo.
A cúpula da secretaria afirmou que os policiais não podem proibir que familiares ou vizinhos socorram um ferido de assalto, por exemplo, o que contraria posicionamento oficial por parte da PM.
Resolução do governo publicada em janeiro pelo secretário da Segurança, Fernando Grella, proíbe os policiais de levar vítimas de violência para hospitais. A ordem é para que eles acionem unidades especializadas, como Samu, e preservem o local do crime.
A PM entendia que a proibição também valia para quem não é policial.
"Os policiais militares não podem autorizar a condução ao hospital por conhecidos ou mesmo familiares", disse a PM em nota enviada à Folha na sexta-feira.
 
Editoria de arte/Folhapress
BRASILÂNDIA
A corporação usou a nota para justificar a ação de PMs que tentaram impedir que moradores da Brasilândia (zona norte) socorressem oito jovens baleados por criminosos na quarta passada.
Na ação, segundo moradores, os PMs ficaram parados observando as vítimas, com idades entre 14 e 20 anos, agonizando.
Na ocasião, vizinhos entraram em confronto com os policiais para levar os baleados ao hospital. Dois feridos que aguardavam resgate morreram.
"A resolução [...] é clara na preocupação de que o socorro seja o adequado", finalizava a nota da PM.
Anteontem, porém, em resposta à Folha, a Secretaria da Segurança disse que a interpretação da PM estava equivocada.
"A resolução também não proíbe civis ou familiares de vítimas transportar feridos."
Procurada novamente, a PM mudou de posicionamento. Disse que a interpretação dos policiais foi equivocada "e por isso uma sindicância havia sido aberta". A corporação ressaltou, porém, que foi a própria secretaria que avalizou a nota enviada à Folha na sexta-feira.
A secretaria não fez comentários sobre essa afirmação.
Desde fevereiro, a Promotoria, com base em informações do Samu, recomenda a Grella mudanças na resolução e melhor orientação aos policiais sobre a norma. Grella, no entanto, disse à Promotoria que a PM estava bem orientada e que não precisava mudar a resolução.

3 comentários:

  1. boa tarde, tentei achar um lugar ai nesse blog que não atrapalhasse o foco das noticias, mas não achei, gostaria de saber se um auxiliar de papiloscopista pode seguir carreira e dentro da Policia Civil, se existe provas internas para o crescimento do profissional ? Ou para ele mudar de cargo para ganhar mais é preciso prestar concurso novamente com os demais fora?

    ResponderExcluir
  2. PMs abandonados

    Abandono! Atualmente, este é o sentimento que mais se aproxima da realidade dos policiais militares em relação aos governantes. Estamos sendo esquecidos e colocados a escanteio!

    Até agora, não tivemos reajuste (data-base de 1º de março), desde 2011 quando foi concedido em duas parcelas: 15% a partir de 1º de julho de 2011 e 11% a partir de 1º de agosto de 2012. Os PMs de outros Estados, como a Paraíba e o Distrito Federal, já receberam reajuste em 2013 mas, em São Paulo, nem se ouve falar no assunto.

    A incorporação do ALE - Adicional de Local de Exercício - (50% no padrão + 50% no RETP) apresentada em projeto pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro do ano passado ainda está tramitando na Assembleia Legislativa, mesmo com o pagamento previsto para março de 2013. Resumindo... poderá atrasar! De qualquer forma, o ideal para a categoria seria o pagamento de 100% no salário padrão, mas teremos que lutar ainda mais para conseguir isso.

    A nossa PEC 300 - Proposta de Emenda à Constituição nº 300/2008 - que prevê piso nacional aos militares estaduais de todo o Brasil ainda está parada na Câmara Federal desde 2010, quando foi aprovada em 1º turno, mesmo após promessas de solução pela nossa presidenta Dilma e do então novo presidente eleito da Câmara Federal, Henrique Alves, em suas campanhas.

    O que está ajudando a família Policial Militar, até o momento, é a atividade delegada, que está sendo ampliada a outras cidades e estendida ao período noturno. Dessa forma, mais policiais poderão complementar a renda familiar e a população terá mais segurança. No entanto, temos que entender que esta atividade é o único socorro do policial militar, tendo em vista sua aflitiva situação financeira devido o mísero salário que recebe. Não devemos esquecer que funciona como um "cala boca" à mobilização por reajuste salarial, para o governo ter um argumento para justificar quando for acusado de não beneficiar os profissionais da área da segurança pública. Se por um lado a atividade delegada ajuda o PM a complementar sua renda mensal e colabora no aumento da sensação de segurança da população, por outro não traz tantas vantagens aos policiais, pois não é um benefício estendido aos inativos e pensionistas, não incorpora no salário e ainda desgasta o profissional, que trabalha mais horas além do normal, comprometendo sua integridade física e mental ao longo dos anos.

    Mesmo que nossas esperanças estejam quase acabando, não podemos desanimar! Todo policial militar, ao entrar na Corporação, jura perante a Bandeira Nacional cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e se dedicar inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida.

    Esperamos que nossas autoridades atentem para a importância de nosso ofício e do grande risco que corremos para manter a segurança de toda a população!

    Barack Obama sabe da importância dos militares!!! (ver texto abaixo)


    Para que servem os militares?

    "...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos.

    É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa.

    É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.

    É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino.

    É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo.

    É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."


    Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos da América
    Palavras proferidas no Memorial Day 2011, durante a
    cerimônia do Dia do Veterano

    ResponderExcluir
  3. ESSA LEI DELEGADA É UM ENGANO UMA GRANDE MENTIRA PARA COMEÇAR OS POLICIAIS DE SP PRECISAM É DE SALARIO E NAO DE BICO SENDO QUE NA FOLGA ELE PRECISA SIM CURTIR A FAMILIA DAR ATENÇAO A ESPOSA E FILHOS AFINAL O POLICIAL TAMBEM É SER HUMANO O GOVERNADOR ENGANA OS PMS E O PREFEITO ENGANA A SEGURANÇA MUNICIPAL SENDO QUE OS PMS DE FOLGA FAZEN POLICIAMENTO MUNICIPAL E OS GUARDAS FICAO SEM AUMENTO SEM PROMOÇAO E OS PMS SEM FOLGA E OS CORONEIS QUE FAZEN BICO NA PREFEITURAS FICAM MUITOS RICOS AJUNTANDO O SALARIO DO ESTADO E DA PREFEITURAS NA QUAL ELES COMANDAO AS SECRETARIAS E AGORA TAMBEM A LEI DELEGADA

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.