domingo, 4 de novembro de 2012

Secretário quer assassinos de PM em presídio federal

 

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
 
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, quer mandar assassinos de policiais para uma das quatro penitenciárias federais do país.
Na noite de anteontem, ao visitar um batalhão da Polícia Militar no Campo Limpo (zona sul), ele disse que a proposta será discutida com a União. "Com essas mortes de PMs, temos de dar uma resposta mais enérgica."
Até o fim de outubro, 169 suspeitos de envolvimento nas mortes de PMs tinham sido identificados. Desses, 129 foram presos, 20 morreram em confrontos com a polícia e outros 20 estão foragidos.
Entre os detidos está Antônio Cesário da Silva, o Piauí. Ele é considerado o chefe da facção PCC na favela Paraisópolis e é investigado por mandar matar seis policiais. Deve ser um dos primeiros a ir para uma prisão federal.
Ontem, no dia em que a PM homenageou policiais mortos, mais um membro da corporação foi assassinado. Já são 91 PMs mortos desde o início do ano.
Editoria de Arte/Folhapress
NOVO DISCURSO
Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que as conversas com a União sejam um reconhecimento ao poder do crime organizado.
Depois que ele e a presidente Dilma Rousseff (PT) entraram em um acordo sobre ajuda federal para o Estado, Ferreira Pinto e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, suspenderam a troca de acusações por conta da escalada da violência no Estado.
Ferreira Pinto chegou a afirmar que havia um oportunismo por parte de Cardozo ao dizer que o Estado não aceitou ajuda federal. Agora, disse que a questão está superada e que um grupo de trabalho será montado na semana que vem para discutir o tema.
Já Cardozo disse que não há uma estratégia "pré-definida". "Temos um conjunto de propostas que faremos em comum acordo com o governo de São Paulo. Ver o que aceitam e não aceitam, é uma parceria."
A ideia é envolver ações de inteligência entre as polícias (Federal, Militar e Civil), a Receita Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Para ele, a situação em São Paulo é diferente da no Rio em 2010, quando o Exército ocupou favelas."O Rio tinha regiões fisicamente comandadas pelo tráfico. São Paulo tem situação mais difusa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.