ACADEMIA DE POLÍCIA
“DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
Secretaria de Concursos Públicos
Concurso Público de Provas para o provimento de cargos iniciais vagos na
Carreira de Agente Policial – AP 1/2012
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
PROCESSO nº. 7.540/2010. A Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”,
pela Comissão do Concurso, faz saber que se acha instaurado o presente Concurso
Público, que será regido pelos princípios e regras das Constituições da República e
do Estado de São Paulo, aplicáveis à espécie, bem como por aquelas constantes das
Leis Complementares 207/79, 683/92, 1.064/08 e 1.151/11; das Leis 10.261/68 e
12.782/07; da Lei 12.527/11 e seu Decreto Regulamentar 58.052/12; do Decreto
58.030/2012; do Regulamento da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira
Cobra”, no que se refere aos Concursos Públicos, nos termos da Resolução SSP
182/08; e pelas Portarias DGP 18/2009 e DGP 25/2009, que fundamentam as
Instruções Especiais do Edital de Abertura de Inscrições.
DA COMISSÃO
A Comissão do Concurso, na forma da deliberação da Congregação da Academia de
Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, publicada no Diário Oficial do Estado em
29/11/2012, é constituída pelos professores: Silvio Balangio Júnior (Presidente),
Eduardo Hallage (Vice-Presidente), Jurandir Correia de Sant’Anna, Sérgio Paulo Rios
de Abreu, Pedro Tonelli Neto (Membros), Paula Cristina Nunes de Barros Scarance
Fernandes e Antonio Carlos Munuera Silveira (Suplentes).
INSTRUÇÕES ESPECIAIS – AP 1/2012
I – DAS VAGAS
Estas instruções regulam o Concurso Público para o provimento, inicialmente, de 391
(trezentos e noventa e um) cargos vagos de Agente Policial, para o Estado de São
Paulo, reservando-se o percentual de 5% (cinco por cento), ou seja, 20 (vinte) vagas
aos candidatos portadores de necessidades especiais, nos termos da Lei
Complementar nº. 683/92.
II – DA REMUMERAÇÃO
O Agente Policial de 3ª Classe tem o total de vencimentos a partir de R$ 2.278,05
(dois mil, duzentos e setenta e oito reais e cinco centavos), correspondentes à soma
dos valores do salário-base, da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho
Policial – RETP, e do Adicional de Local de Exercício de Nível I.
III – DAS INSCRIÇÕES
1. A inscrição implicará o completo conhecimento e a tácita aceitação das normas
legais pertinentes, nas condições estabelecidas neste Edital e nas previstas em Lei,
sobre as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.
2. A inscrição deverá ser efetuada das 10 horas de 14 de dezembro de 2012 às 16
horas de 24 de janeiro de 2013 (horário de Brasília), exclusivamente pela internet, no
site:
“www.vunesp.com.br” .
Acabei de ver sobre esse concurso no PCI Concursos, e me interessei em fazê-lo. Não sou de SP, mas tenho muitos parentes aí, e vontade de morar aí.
ResponderExcluirBem, eu acho que o sol está aí para todos, mas um concurso para Policia Civil exigindo nível fundamental é uma esculhambação com a classe, e com o cidadão o qual depende da policia para sua segurança, entre outros. Na minha opnião, que não vale muita coisa, esse erro aí vai muito além, até facilitando a entrada de criminosos já "formados".
Espero que isso seja revisado!
Particularmente esse é o concurso que eu espero há um tempo, e na hr que vi o edital, com exigência de nível fundamental achei muito estranho, mas enfim, agora entendi oq ocorreu.
ResponderExcluirFernandoHPAG Desculpa a ignorancia, mas o que ocorreu?
ResponderExcluirapesar de estar esperando este concurso ja a algum tempo, sou meio por fora de como funciona a as classes da policia civil.
concordo com a indignação dos policiais civis, mas discordo tbm, pois se tenho nivel superior presto p/ a PF ou p/ a auditor da receita, sei lá minha opnião. Pois não vejo o que uma pessoa formada em agronomia contribuira a mais do que uma com tecnico em T.I por exemplo, se a questão é salarial, ai é outra coisa, e mesmo assim o governo maltrata os paulistas, pois um soldado em DF ganha o dobro, aqui só quem acha que vai roubar mto na policia que quer entrar, ou pessoas como nós a maioria que tem vocação para policia que quer entrar, sabendo dos riscois e salarios, enfim.
obs: jose sanches se não for pedir mto da uma descrição da profissão e detalhes de até onde podemos crescer, p/ entendermos um pouco mais.
bom é isso parabens pelo blog, e espero me juntar a clase p/ lutar junto p/ a valorização da profissão, abraços e sucesso a todos, e que Deus nos abençoe.
Então, acho que não fui muito claro, mas vamos lá. Eu achei estranho na hr que eu abri o edital e vi nível fundamental, quando o esperado era nível médio, OU SEJA, OQ EU ENTENDI É QUE REBAIXARAM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE EXIGIDO EM CONCURSOS ANTERIORES DA MESMA CARREIRA. Eu particularmente, não acho uma boa, que quero entrar na instituição, mas enfim. Abç e boa sorte, parceiro!
ExcluirAh, me desculpe, não fui muito claro anteriormente mas vou aqui retificar. EU ENTENDI QUE REBAIXARAM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE EXIGIDO, pois assim que li o edital e conferi nível fundamental e estranhei, ou seja, não sabia se rebaixaram, ou, se sempre foi desse nível msm, agora de acordo com a indignação de alguns aqui entendi que rebaixaram o nível, particularmente acho uma pena. Mas, enfim, boa sorte na sua preparação, e que Deus nos abençoe!
ExcluirFernandoHPAG agora entendi.
ExcluirÉ complicado, mas fazer o que? como disse anteriormente, tirando um ou outro aproveitador, os que vão atras é pq realmente se importam ou tem vocação p/ policial
e que Deus nos abençoe pq depender do governo ta dificil, abraços e sucesso.
obrigado e pra vc tb!
ExcluirÉ o fim da picada. Com esse nivel de escolaridade fica dificil de conquistar algo p/ a carreira. No mínimo deveria ser nivel médio (2º grau). Outra coisa que o governo não quer ver é o nivel de candidato que em uma aprovação final, ira fazer parte da instituição. É preocupante.
ResponderExcluirO agente policial éra equiparado a soldado pm (nivel fundamental), inclusive nos vencimentos. Não da para entender o que aconteceu. O soldado pm passou a nivel de 2º grau, motorista da sap, 2º grau. Eu tenho esperança que o governo va rever essa situação e voltar o agente a ser nivel médio até porque praticamente não existe mais concursos com esse nivel de escolaridade, a não ser na polícia civil.
ResponderExcluiré uma vergonha, agora entre as carreira de INVESTIPOL E AGEPOL existe um lacuna muito grande, estou preocupado, como iremos exigir melhorias?
ExcluirAlguem aqui sabe qual é a descrição da função??? por que se for algo relacionado a serviço operacional ou motorista não vejo por que pedir nível médio para cima, tenho nível superior em TI e pretendo fazer este concurso.....Agora se for para trabalhar na rua atras de bandido ou sei lá o que acho q nível fundamental é meio estranho mesmo.
ResponderExcluirOlha eu acho que basicamente faremos tanto o operacinal e motorista, como também corres atras de bandido e trabalhar na rua, acho que seramos faz tudo sabe, to falando seremos pois pretendo prestar este concurso e acho que voces também, então já estou afirmando que seremos colegas de profissão.
ExcluirComo escervi lá em cima, é complicado definir um nivel, pelo menos o que eu acho, agora fica a duvida, presto esse, presto o de papiloscopista (nivel medio) enfim, vou nesse mesmo e vamos ver o que vai dar (pois com Deus a frente, tudo é possivel.) bom sucesso p/ nos e que Deus nos abençoe.
Também não concordo, nível fundamental para uma profissão onde se exige bastante do candidato e uma responsabilidade enorme, não condiz com o cargo ao meu ver, porém sabemos que muitos e muitos com nível médio e nível superior irão se candidatar ao cargo, portanto provavelmente a maioria que será aprovada terá níveis médio e superior.
ResponderExcluirO mais importante é que passem os que tem dons, vocação e muita vontade de justiça pois ser policial não é para a maioria, muitos tentan entrar sem ter preparo algum (fisico, psicológico, espiritual) e nem vontade alguma é só para tentar ocupar um "status" público. São Paulo principalmente precisa de gente de garra com competencia e dedicação, ou eu estou errado...
ResponderExcluirConcordo em genero numero e grau!
Excluirque Deus nos abençoe!
Sou Agente Policial do ultimo concurso 2004, e fiquei muito triste com a diminuição de 2 para 1 grau a escolaridade exigida para prestar o concurso, isso demonstra a falta de respeito com que os Delegados tratam as demais carreiras,pois são eles que resolvem tudo, o mesmo ocorre com os investigadores que depois de passar de nivel superior voltou para 2 grau, é uma vergonha, e nossa associassâo não faz nada, nada mesmo!!!!!!!!!
ResponderExcluircaro agente policial, voce tem 8 anos de carreira, poderia nos informa como foi seus 2 primeiros anos e depois do estagio probatorio, pra onde vc foi, se foi p/ alguma delegacia especializada etc...
ExcluirOBS: como assim investigador voltou a ser 2 grau?
Boa Tarde pessoal!!
ResponderExcluirEu tbm nao concordo com o nivel fundamental.
mais esta nao e minha duvida. Gostaria de saber o pq eles querem que o candidato tenha CNH no minimo categoria D
ate hj eu nao vi nenhum onibus da policia civil, pq pra eles pedirem no MINIMO categoria D e pra dirigir onibus
se alguem puder tirar minha duvida
abraço
Lá na Acadepol tem 3.
ExcluirBoa tarde pessoal!
ResponderExcluirtbm nao concordo com o nivel fundamental, mais minha duvida nao e essa.
gostaria de saber o pq eles estao exigindo no minimo CNH de categoria "D", sendo que ate hj eu ainda nao vi nenhum onibus da policia civil.
alguem sabe me dizer o pq deles pedirem categoria "D"??
sera q uma pessoa com CNH de categoria "C" seria reprovado ??
se alguem puder tirar minha duvida agradeço
Abraços
Bom vinicius, existe sim onibus da policia civil, qdo prestei a pouco de mais um ano, para agente de tele, vi alguns em frente a universidade da minha prova.
Excluirpassei no concurso motorista da sap , a categoria (D) e para motorista profissional exigida em qualquer concurso e para conduzir viaturas, exije mais responsabilidade e idade superior a 21 anos .
ExcluirCaros colega, a Polícia Civil de SP, exige a CNH "D" por conta que na legislação de trânsito diz que Viaturas Policiais são veículos especiais, sendo assim exige essa categoria no mínimo, porém vcs vão ver outros colegas, Investigadores, escrivães, Delegados, Papi, aux-de alguma coisa e por ai vai..rsrs dirigindo viaturas..rsrs dá para entender??..rsrs
ExcluirBoa tarde aos amigos do blog, me chamo Douglas e a primeira vez que posto aqui,pois minha opiniao para que colocassem nivel fundamental e pela criminalidade ter aumentado tanto e pensarem que ninguem com nivel medio ou superior queira se arriscar nesse cargo,eu tambem achei estranho pois prestei o concurso da sap para oficial operacional que era nivel medio e passei so estou esperando a chamada ,mais a prova foi em dezembro de 2011 e ate agora nada entao vou tentar esse pra ver se chama primeiro pois a necessidade e bem maior para combater essa violencia.Boa sorte a todos e fiquem com DEUS!!!
ResponderExcluirBoa tarde a todos,o governo esta exigindo nivel fundamental pelo fato da violencia esta tao em alta e muitos nao querem ser policiais e se arriscarem nas ruas por tao pouco,eu concordo com o colega que disse que muitos de nivel medio irao fazer a prova,mais de nivel superior acho dificil pois quem estudou tanto para ter esse nivel nao vai querer o valor dos vencimentos que propoe o cargo, mais como eu so tenho o medio vou tentar esse e o de papilocopista que abrira logo mais pois ja estou fazendo o cursinho preparatorio especifico para papi,e como meu professor falou na aula esse concurso de papi sera unico pois serao abertas mais de 700 vagas e outro desses so daqui alguns anos entao quem puder se preparar agora nao perca esse chance de ingressar na carreira.Boa sorte a todos e fiquem com DEUS!!!
ResponderExcluirBoa tarde à todos!
ResponderExcluirNunca prestei nenhum tipo de concurso e estou a 1 ano estudando para prestar este de AGENTE, confesso que me decepcionei um pouco com a notícia e isso me levou à suspeitar de 3 hipóteses:
1° será que baixaram o nível por acreditarem que os ataques contra policiais nos últimos tempos fez com que o número de inscritos baixasse consideravelmente?
2° será que um dos motivos seria o "recolhimento" de verbas? uma vez que estão permitindo que mais pessoas se inscrevam?
3º ou, por fim, colocarão os aprovados para realizarem serviços mais "braçais"?
Essas dúvidas surgiram porque conheci um ex-comandante da PM que certa vez dissse: "categorias policiais com nível fundamental eu só utilizava para abrir e fechar porta"
Por favor, quem já está na corporação e ler este comentário, emita sua opnião e exclareça, se possível, à essas dúvidas.
Atenciosamente,
Moreira
Investigador e Agente são carreiras operacionais, isto é, trabalham na rua atrás de vagabundo. O que falam por aí é conversa.Sempre trabalhei em especializada, como GARRA e DISE e agora estou em Delegacia.
ResponderExcluirÉ claro que o nível funsdamental deprecia qualquer carreira e temos quelutar contra isso.
Abrir e fechar porta meu amigo eu nunca vou fazer. Depende muito de cada um. Eu tenho dignidade, além do mais PM é PM, tem hierarquia e tudo mais, na Civil vc terá dois chefes e só, o Delegado e o chefe dos tiras, e se vc não quiser fazer nada não há quem te obrigue.
Entrou direto nas especializadas?, ou fez os dois anos de estagio propatorio?
ExcluirUma duvida, não lembro onde vi, mas lembro que li em algum jornal que dependendo da nota do aluno na cademia e a colocação dele, ele pode escolher onde trabalhar.
procede? abraços e sucesso na sua carreira!
boa tarde José Sanches!
ResponderExcluirFico mais aliviado por saber que é um integrante da corporação se pronunciando, pois fofóca é fofóca, nunca sabemos se é verdade ou mentira, até que de fato, alguém que já passou por tal experiência, exclareça o que realmente é verdade. Meu objetivo é, com certeza, fazer a diferença dentro da coorporação e me dedicar ao máximo para ajudar quem precisa, com espírito de justiça e autruísmo, por isso a preocupação surgiu, por terem divulgado que o cargo de agente seria, especificamente, para motoristas, como muitos cursos preparatórios assim o fizeram, porém há pessoas dizendo por aí, que seremos, no máximo, carcereiros, mas a minha intenção é estar na linha de frente, com todo respeito aos profissionais dos serviços de carceragem. José Sanches, por favor, explique mais detalhadamente a real função do agente, justamente para irmos mais motivados à prova.
Fraterno Abraço!
Moreira
Boa noite José Sanches!
ResponderExcluirSou JC, candidato do ultimo concurso de Agente da Policia Civil de SP, realizado dia 10/03/2013. Fui habilitado ñ convocado, Há uma possibilidade de uma 2ª chamada?
Esse concurso é uma piada fiz essa droga não passei por uma questão estou habilitado não convocado ou seja sou remanecente dessa droga i agora o fdp do governador quer abrir outro concurso sendo que este vale por dois anos ainda não estou entendendo mais nada si esse verme abrir outro concurso sera que terei prioridade sobre novos concursandos.
ResponderExcluir