quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novos delegados passarão por avaliações semestrais

Novos delegados passarão por avaliações semestrais


O critério de estágio probatório de delegados na Academia de Polícia (Acadepol) sofreu algumas mudanças que foram anunciadas no Diário Oficial nesta terça-feira (29). A partir de agora, se algum aluno não conseguir aproveitamento suficiente, ou tiver problemas de conduta, a própria academia fará uma representação junto ao Conselho da Polícia Civil para que o candidato seja exonerado. Antes, essa era tarefa era feita pela Corregedoria.
Os delegados de 3º classe são selecionados através de um concurso público. Os que passam vão para a academia e iniciam um estágio probatório de três anos, onde são observadas notas, aproveitamento e conduta. A nova resolução determina que os alunos passem por uma avaliação semestral, para garantir sua estabilidade na vaga.
Antes do fim do estágio, a Corregedoria fará uma manifestação final com base nas avaliações feitas pela Acadepol, que irá definir se ele fica ou não na corporação. As partir da data da emissão, o aluno terá 7 dias para escrever uma manifestação explicando por que ele merece se tornar um delegado. Junto com sua carta, ele deverá reunir provas que complementem seus argumentos.
Assim que a manifestação e as provas forem avaliadas, o delegado seccional de polícia, ou o divisionário, poderá levar o caso para o Conselho de Polícia Civil. Segundo o diretor da Acadepol, Paulo Afonso Bicudo, a medida garante agilidade no processo. A medida começa a valer com a nova turma de 140 alunos que começam as aulas na academia este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.