quinta-feira, 15 de março de 2012

Condenado por assalto ao Banco Central no CE é preso em SP

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na quarta-feira (14) um dos condenados por participar do assalto ao Banco Central de Fortaleza em 2005. Segundo a polícia, a abordagem ocorreu no km 182 da rodovia Presidente Dutra, em Santa Isabel (Grande São Paulo).
Um veículo com quatro pessoas foi parado e, segundo a PRF, um dos ocupantes apresentou um documento falso. Pedro José da Cruz, 53, foi preso e, em seguida, teria dito que estava em liberdade provisória.
Ele foi condenado em 2007 pela Justiça do Ceará a 47 anos de prisão por conduzir as escavações do túnel que levava ao cofre do banco. Cruz, que é pedreiro, era chamado pela quadrilha de "Pedrão" ou "engenheiro".
Ele foi encaminhado à Delegacia de Santa Isabel. A polícia entrou em contato com a Justiça do Ceará para confirmar se ele estava em liberdade provisória --e não poderia sair de Fortaleza-- ou se é foragido.
Além de Pedrão, a polícia ainda prendeu outro suspeito com documentos falsos. Ele estaria aguardando o primeiro veículo que tinha sido parado pela PRF. Com ele, foram apreendidas uma carteira de habilitação falsa e uma porção de 10g de maconha.
A reportagem não conseguiu contato com o advogado dos presos.

FURTO

No furto, o maior do país, uma quadrilha --formada por 36 criminosos-- alugou um imóvel próximo ao Banco Central de Fortaleza e cavou um túnel de 89 metros que dava acesso ao cofre do banco. Os R$ 164,8 milhões furtados foram divididos entre todos os membros da quadrilha diretamente ligados ao furto.
O plano para o crime começou cerca de três meses antes do furto, com o aluguel de uma casa próxima à sede do BC. Sob a fachada falsa, o grande fluxo de pessoas e de sacos de terra passava despercebido.
Com base em mapas contendo os sistemas subterrâneos de água, esgoto e telefone de Fortaleza, os ladrões começaram a construir o túnel que ligava a casa à caixa-forte. Toda a passagem era revestida por tábuas de madeira, sacos de areia e lonas plásticas e iluminada por lâmpadas.
O furto aconteceu entre uma sexta-feira e um sábado. Os ladrões atravessaram o túnel e abriram um buraco circular no piso --que tinha 1,1 metro e era reforçado por concreto e aço. Dentro da caixa-forte, uma empilhadeira bloqueia as três câmeras de vigilância, e os vigias não percebem a invasão.
Quatro dos ladrões circulam no local enquanto os demais arrastam os pacotes de dinheiro com a ajuda de roldanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.