domingo, 16 de outubro de 2011

Em um ano e meio, Seccional de Mogi perde 12 delegados

Problema é que nenhuma das transferências foi suprida pela Secretaria de Segurança Pública


Deize Batinga
MogiNews

Mogi perdeu um delegado para o Deinter em março do ano passado e outro para o Decap neste anoA falta de delegados para atender à população do Alto Tietê não é novidade para ninguém. Um levantamento feito pelo Mogi News mostra que em um ano e meio 12 policiais que atuavam nesse cargo nas oito cidades atendidas pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes foram transferidos para outras unidades, exonerados do cargo ou passaram a exercer apenas atividades burocráticas. O agravante é que nenhuma dessas perdas foi suprida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.

A Seccional de Mogi responde por 14 distritos policiais, sem contar as delegacias especializadas, distribuídas entre Mogi, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá. Entre setembro de 2009 e março de 2011 a cidade que mais sofreu com a perda desse profissional escasso no mercado foi Ferraz. Entre outubro e novembro de 2009 dois delegados plantonistas foram transferidos para outras unidades da Polícia Civil (o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) e o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). O mesmo ocorreu em agosto de 2010, quando outro delegado também foi transferido para o Deinter. O curioso é que para o lugar deles não foi designado nenhum outro profissional.

Mogi perdeu um delegado para o Deinter em março do ano passado, e outro para o Decap em março deste ano. Já Suzano sofre com a ausência de dois delegados plantonistas, já que um exerce somente atividades burocráticas e outro trabalha na Assembléia Legislativa.

Poá é um caso atípico. A única delegacia da cidade teve um delegado exonerado em setembro de 2009 e um que se aposentou recentemente. Itaquá sofreu a perda de um plantonista que foi transferido para o Deinter. Já na Seccional dois delegados, um de Itaquá e outro de Mogi, estão recolhidos por responderem processos administrativos e realizam apenas as chamadas atividades burocráticas. Para suprir a falta de efetivo em Suzano, Itaquá, Ferraz e Poá os delegados se revezam no atendimento do plantão policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.