terça-feira, 10 de maio de 2011

MODELO POLICIAL DO PAÍS IMPÕE DESAFIOS À SEGURANÇA PÚBLICA

Folha de S. Paulo



Por: PAULA MIRAGLIA

O orçamento é uma ferramenta básica de gestão pública. Um indicativo das prioridades, bem como da capacidade executiva do Estado.

No Brasil, por muito tempo, a segurança pública teve boa parte de seu orçamento aplicada em armas e viaturas, o que revelava a falta de um projeto complexo de prevenção e combate ao crime.

Nesse sentido, vale a pena refletir sobre os gastos com segurança em São Paulo.

Como entender a diferença de tratamento dado às corporações? A Polícia Civil precisa menos de dinheiro? As delegacias são adequadas? Os policiais, bem treinados? Os salários são compatíveis com a responsabilidade da carreira?

Uma boa resposta está na avaliação da qualidade do serviço prestado no Estado.

Estima-se que 60% dos homicídios cometidos em São Paulo não são solucionados.

Esse é um dos princípios fundamentais de qualquer política de segurança pública que se pretenda ser eficiente.

Como explicar, portanto, que justamente a polícia responsável pela investigação não tenha recebido todos os investimentos necessários?

Tal diferença levanta ainda uma questão de fundo: qual é o projeto de política de segurança pública que a secretaria do Estado pretende empreender? E, nesse projeto, como se articulam e equacionam policiamento ostensivo, inteligência policial e políticas de prevenção?

O modelo brasileiro, com duas polícias com atribuições distintas, impõe desafios já conhecidos para a segurança no país. Cabe à boa gestão da política e dos recursos a tarefa de superá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.