segunda-feira, 14 de março de 2011

Delegados de SP anunciam greve geral para abril

Juca Guimarães
DIÁRIO SP

Com o segundo menor piso salarial do país, à frente apenas do Pará, os delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo estão descontentes.
A categoria está disposta a entrar em greve geral a partir do próximo mês, caso o governo estadual não apresente uma proposta de reajuste.
Os delegados estão insatisfeitos com os salários e ameaçam entrar em greve
“As negociações não andam. Sem uma sinalização clara de aumento até o fim da semana, a greve é certa. Infelizmente é a população que vai pagar o pato”, diz Marilda Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo (Adpesp).
O salário inicial de um delegado paulista é 58,8% menor que o pago no Distrito Federal para a mesma função.
O holerite desnutrido dos delegados motiva o abandono da carreira em São Paulo. Dos 194 delegados aprovados no concurso de 2009, 31 já pediram exoneração para atuar em outros estados.
A remuneração dos 3.196 delegados de São Paulo é definida de acordo com a classe, que vai da 4 (iniciantes) até a Classe Especial (experientes e promovidos por mérito).
Elite /A demora para evoluir na carreira também é uma reclamação da Associação dos Delegados. “Está tudo muito engessado. A maioria dos delegados fica estagnada na 3e 2 classes sem esperança de crescer no quadro da Polícia Civil”, diz Marilda.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a promoção dos delegados a partir da 3 classe é dividida em dois critérios. Por mérito, quando há o indicação do diretor de Polícia Civil, a aprovação do nome pelo Conselho da Polícia Civil, a confirmação do delegado geral e, em seguida, do governador. Em qualquer uma dessas fases, a promoção pode ser vetada. O segundo critério é a idade e o tempo de serviço. Até a 1 classe, metade das promoções é por idade e a outra metade, por mérito.
Para chegar a classe especial, com remuneração acima de R$ 7.500, só existe a promoção por mérito e só é aberta uma vaga quando um outro delegado especial se aposenta. A idade da aposentadoria compulsória é de 70 anos. Se um delegado chega a Classe Especial com 55 anos, essa vaga só será aberta após 15 anos.
Ao todo, são 130 delegados que recebem o teto salarial. “É quase impossível chegar à Classe Especial pelas regras atuais. Quase nunca tem vaga”, diz Marilda

5 comentários:

  1. OPERAÇAO PADRÃO NELES . VAMOS VER SE O GOVERNO AGUENTA .

    ResponderExcluir
  2. Por favor, espero que voçês consigam o reajuste e de prosseguimento aos concursos da civil (Agente).
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. ser policial em sã paulo até o banco do brasil nos desrrespeita,bom,é do brasil...

    ResponderExcluir
  4. falar sobre salario é complicado, pois o cidadão antes de se tornar delegado já sabe o referido salario, ou seja presta quem quer, todavia coitado é o povo que é humilhado quando precisa dos serviços policiais, somos tratados como bandidos, mesmo sendo cidadão de bem

    ResponderExcluir
  5. Qualquer ser pensante deseja e deve sempre lutar por melhores salários e quanto ao atendimento infelizmente isso acontece,porém, acontece em todos os lugares, seja em um hospital, farmácia,padaria, etc...

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.