terça-feira, 18 de maio de 2010

Novo órgão traz 1,6 mil PMs para reforçar fiscalização do trânsito de SP


Relançado nesta terça, CPTran vai multar e orientar o tráfego; comando ganhou 190 viaturas
Gabriel Pinheiro, do estadão.com.br

SÃO PAULO - A partir desta terça-feira, 18, mais de 1,6 mil policiais militares passam a reforçar a fiscalização do trânsito de São Paulo. O efetivo faz parte do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), extinto havia oito anos e agora relançado pelo governador Alberto Goldman (PSDB).
Sergio Castro/AE
CPtran de São Paulo será subordinado ao CPC
Em solenidade no centro da cidade nesta manhã, foram entregues 190 novas viaturas que vão integrar o Comando, dividido em dois batalhões, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
O órgão será subordinado ao CPC (Comando de Policiamento de Capitais). Seus homens terão como atribuição multar, fiscalizar e orientar o trânsito na capital. Também vão cuidar da formação e treinamento de policiais que vão atuar no setor.
O CPTran havia saído de cena em 2002 sob a alegação de que era preciso usar os 2,7 mil policiais do comando de forma mais eficiente no combate à criminalidade comum. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou então a ser o único órgão responsável pela fiscalização do trânsito na cidade de São Paulo. Em 2007, Prefeitura e Estado anunciaram um convênio para que a PM voltasse a atuar na cidade, apesar de o efetivo ser reduzido.
De acordo com integrantes da Secretaria Municipal dos Transportes, a volta do órgão tem como função principal intensificar a fiscalização de infrações que não podem ser detectadas pela CET. Os "marronzinhos", por exemplo, não têm competência legal para parar veículos e fiscalizar seu estado de conservação, assim como a documentação dos motoristas.

4 comentários:

  1. A maquina de arrecadar está a todo vapor. Se fosse somente o pretexto de que a CET não tem poder para parar e vistoriar os veículos não se teria razão de relançar a CPTran,pois, era só a PM fazer operações bloqueio bem coordenadas em alguns pontos e não tirar 1600 homens do efetivo somente para para multar e fiscalizar veículos em detrimento da segurança.

    ResponderExcluir
  2. A Policia Militar vai engolir todos os orgãos da Prefeitura de São Paulo. Já fez isso com GCM, com a Defesa Civil, SAMU e agora a CET.
    Esta força pública vem aumentando de tal forma que ameaça devorar a sociedade inteira e até mesmo o proprio Estado. Estão acumulando tantos poderes que será impossivel o poder publico civil bater de frente com este exército imperialista chamado Policia Militar do Estado de São Paulo.
    Deste ponto de vista a Policia Civil está no seu caminho e será uma de suas presas.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso o sr NUNKASSAB junto com o MOTOSERRA falam que a criminalidade está sob controle em São Paulo.
    Vejam pagam duas vezes para fazer o mesmo serviço, tem a CET e a GCM mas não as empregam adequadamente pagando os seus salários e sendo subutilizadas.
    E a PM igual ao exército romano aumenta o seu poder em áreas estritamente de compet~encia do municipio, mas como tudo não é só glória vemos as atrocidades que eles estão cometendo principalmente com os motoboys e menos favorecidos da periferia
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não posso me idenficar pois ja sofri ameaças, mas moro em Perdizes e aqui em frente ao meu prédio funciona um pagodão Santa Clara no n. 1085, que das 4 às 5,00 da manhã o pessoal sai totalmente bebaço a mal consegue entrar nos carros. Precisa de blitz urgente de 4a. a sábado para impedir que estes pagodeiros matem pessoas inocentes.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.