quarta-feira, 5 de maio de 2010

NAS REGIÕES DE FRONTEIRA, PAÍS TERÁ 11 BASES ANTITRÁFICO

Folha de S. Paulo

O governo federal anunciou ontem a instalação de 11 bases policiais na faixa de fronteira do Brasil com seus dez países vizinhos para combater o tráfico internacional de drogas e o contrabando. As unidades reunirão a Polícia Federal, a FNS (Força Nacional de Segurança) e as polícias estaduais.
O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai, onde o presidente Lula se encontrou com o presidente paraguaio, Fernando Lugo.
Segundo Barreto, cada Estado da região de fronteira (RS, SC, PR, MS, MT, RO, AM, AC, RR, PA e AP) terá uma base, que se especializará no combate aos crimes mais frequentes em cada região. Uma já está em funcionamento, segundo ele, em uma fazenda no interior de Mato Grosso do Sul, onde estão instalados membros da FNS.
A previsão é que todas estejam operando ainda neste ano. Para equipar as unidades, o governo investirá cerca de R$ 60 milhões em 2010.
Atualmente, 506 policiais recebem treinamento na base da FNS, em Brasília.
As bases resultarão da integração de dois programas do Ministério da Justiça, o Pefron (Projeto de Policiamento Especializado na Fronteira) e a Operação Sentinela, da Polícia Federal. Depois de instaladas as bases, o esforço deverá se concentrar na cooperação com as forças de segurança do outro lado da fronteira.
Questionado sobre a fronteira com o Paraguai, Barreto disse que não haverá tratamento diferenciado. Há nove dias, um senador paraguaio sofreu um atentado na cidade de San Juan Caballero, separada de Ponta Porã por apenas uma avenida. Dois brasileiros estão presos por suspeita de envolvimento.

Um comentário:

  1. FAÇO PARTE DO POLICIAMENTO DE FRONTREIRA DE MT,ATUALMENTE ESTAMOS TRABALHANDO, COM A CARA E COM A CORAGEM,NESTE PROJETO PEFRON A QUAL DIZEM QUE SOMOS MODELOS NÃO,TEMOS MUITAS ESPECTATIVAS POIS AQUILO QUE IRIA NOS MOTIVAR MAIS QUE SERIA UMA AJUDA DE CUSTO, A PRINCIPIO NÃO TEM NADA DE CONCRETO.

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.