quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AS VEZES O OBVIO PRECISA SER DITO E O REDUNDANTE, EXPRESSADO NOVAMENTE

e-mail enviado por Tania Alencar, o qual eu concordo e assino embaixo!

Amigos, às vezes o óbvio precisa ser dito e o redundante, expressado novamente.
Divulgo a teoria de que os baixos salários das Polícias do Brasil, e as políticas de segurança, são mantidas nessa condição de caso pensado.
Acho que não é falta de recursos, prioridade ou inépcia administrativa.
A Polícia é pisoteada, humilhada, desmoralizada pelos governantes e daí pela Sociedade, de propósito.
Por que?
Paremos para pensar.
A única entidade que pode provar a autoria de um crime e que tem estrutura para assim agir no âmbito nacional são as Polícias Civil e Federal.
Quem tem a obrigação de receber a “noticia crime”, tomar declarações, periciar, pedir quebra de sigilos, acarear etc, são estas duas Polícias.
A Polícia Judiciária é a única que tem a função constitucional de “traduzir para linguagem judiciária, o fato delituoso”.
Sem essa tradução não há julgamento.

O Magistrado julga aquilo que está escrito no Processo Penal, oriundo do Inquérito Policial, o qual por sua vez é feito pelo…? Inspetor de Polícia, todos nós sabemos como funciona.

Sendo assim, o inquérito policial, o principal meio que o Estado dispõe para apurar a autoria de um crime e conseqüentemente punir o autor é feito pela Polícia Civil e Federal.
Portanto, um Inquérito mal feito absolve o culpado.
Aí está a chave do enigma: “quem condena ou absolve é a Polícia através do inquérito”.
Os MPs, mesmo que a Lei venha a permitir, não têm estrutura para absorver a tarefa.

Isto posto, lembro que a Polícia que apura o furto de celular é a mesma que apura a corrupção, o superfaturamento, os cartéis, os crimes de favorecimento, a sonegação fiscal, crimes financeiros etc.

Todos estes, crimes comumente praticados por… governantes criminosos..
Ou seja, a Polícia Judiciária é a única entidade que pode impedir, através da punição, um governante corrupto e seus asseclas de saquear o erário público.

Agora eu pergunto: quais as maneiras de se controlar e anular, numa “democracia”, uma entidade que detém tanto Poder? (É, Poder sim, todos os ditadores primeiramente controlavam a Polícia, o Exército e a imprensa. Não à toa, Edgard Hoover ficou “quarenta” anos na direção do FBI).

A resposta: desacredita-la, desmoraliza-la, sub dividi-la.
Como? Pagando pouco; escolhendo seu chefe convenientemente; colocando a Sociedade contra ela; mantendo-a técnica e tecnologicamente atrasada; exaurindo seu efetivo; prejudicando sua estrutura funcional e administrativa; provocando brigas internas; prestigiando e promovendo as PMs; anulando o ser humano, o policial.

Exatamente o que acontece com as Polícias Civis.

Os policiais são empurrados para corrupção ou para o segundo emprego.
Por quê? Porque das duas maneiras estão cometendo infrações, ou penais ou administrativas. Por ganhar pouco, precisam trabalhar perto da residência, ficando sujeitos às “punições geográficas” e não podem contratar um advogado para cuidar de seus direitos administrativos. Assim ficam vulneráveis, o que os torna mais fácil de controlar.

Amigos, os policiais do Brasil são manipulados e anulados de forma a permitir que a nação seja saqueada.
Esse é 11º país onde circula mais dinheiro no planeta.
Imaginem se nas delegacias de cada cidade do Brasil houvesse um setor de crimes contra a administração pública.
Nem isso, mas se a população soubesse que todas as denúncias de corrupção fossem seriamente investigadas?
Tudo seria diferente. A Polícia seria admirada e respeitada.

Obviamente todos os Policiais sabem de tudo o que escrevo aqui, porém quem não sabe é a Sociedade.

O cidadão comum não sabe quais são os trâmites existentes entre a noticia crime e a condenação.

A Sociedade:
- não sabe porque existe duas polícias estaduais;
- não sabe que policial militar não é uma Autoridade Policial, nem o comandante geral da PM;
- não sabe que a PM não tem a atribuição de interagir com o Judiciário;
- não sabe que outras classes de funcionários públicos recebem salário muito maior do que os dos policiais;
- não sabe que a Polícia Civil pode e deve, investigar políticos corruptos, empresários milionários corruptos, funcionários públicos corruptos.

Enfim, a Sociedade não sabe que a Polícia Civil é o gargalo por onde passa a apuração de todos os crimes e é controlada justamente por aqueles que cometem os maiores crimes, o político governante corrupto.

A Sociedade não sabe o tamanho da corrupção que nos cerca.
Só enxerga o que a mídia, controlada pelos governantes, lhe informa.
A Sociedade não entende porquê os sindicatos das polícias civis não conseguem bons resultados e porquê a classe é tão desunida.
Colegas, tentem se lembrar de quando não eram policiais. ESSA é a visão da Sociedade brasileira.

Amigos, a única forma da Polícia Judiciária ser valorizada é através do clamor público.
Apenas greve, ajuda, mas não adianta.
A única coisa que faz um político agir é a opinião pública, a vontade do Povo.

Minha sugestão é que se parta do princípio de que o “nosso cliente”, nosso verdadeiro chefe, a Sociedade brasileira, não compreende e não conhece nosso trabalho.
É preciso mudar essa condição.
Aí sim, essa profissão maravilhosa, que tem por finalidade combater o Mal, literalmente, terá chance de cumprir sua missão.

Deixo quatro frases, que fazem muito sentido para o policial brasileiro:

- “Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve”.

- “O Juiz que ganha R$25.000,00 de salário, julga o que o Inspetor de Polícia, que ganha R$1.500,00, escreve no inquérito”.

- “A Polícia Civil é igual a um elefante amarrado a um banquinho”

- “A Justiça é cega. A Polícia é sua visão”.

Obrigado, atenciosamente,

Fernando Reis/ PC do Rio de Janeiro

9 comentários:

  1. oi,meu nome é luanna tenho 14 anos e tenho um grande sonho desde pequenininha de ser policial... acho muito maneiro mais confesso que é bastante arriscado mais mesmo assim vou seguir eu sonho sei que tudo vai dar certo acredito no poder de deus se for presciso faço qualquer coiza me dar uma dica por favor
    o que prescisa para ser uma policial me dá todas as dicas obg

    ResponderExcluir
  2. Oi Luanna, legal que vc tem esse sonho, tbm sempre quis ser um policial. Não tem segredo Luanna é só estudar bastante que vc consegue entrar. Mas lembre-se, vc não pode ter nenhuma "mancha" em sua vida. Tem que ter uma conduta ilibada e nunca se envolver em qualquer tipo de crime se não vc é barrada, Ok?! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor me tira uma duvida,o que precisa para ser AGENTE POLÍCIAL,eu tenho esse sonho só que tenho muitas dúvidas.By:Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, primeiro é necessário serm maior de idade. Em São Paulo por enquanto exige-se somente o segundo grau,porém,vc tem que possuir habilitação categoria D. Vc passará por um concurso público e depois pela Academia de Polícia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. valeu josé,mais viu eu tenho um tio que é AGENTE POLÍCIAL,ele ligou na academia pra perguntar se é necessario carteira D,a mulher que atendeu ele disse que depende do delegado,tem alguns que pede B outros D,é verdade isso?

    ResponderExcluir
  6. Não Gabriel. É o edital que determina as exigências e não o Delegado. Se essa pessoa informou isso a seu tio está totalmente equivocada.

    ResponderExcluir
  7. mais é obrigatorio carteira D?

    ResponderExcluir
  8. para ser AGENTE POLÍCIAL é obrigatória a carteira de habilitaçao D ou com a B tambem entra?
    GABRIEL

    ResponderExcluir
  9. Interessantissimo tudo o que escreveu,mesmo eu sendo academica de enfermagem,nada a ver com policia rsrsrs,mas adimiro o trabalho dessa gente que tenta nos proteger cada vez mais.eu tenho 21anos e por alguns momentos ja pensei em fazer curso para ser policial.bem,irei mim informar melhor do que é presciso...o que vc escreveu de alguma forma para mim foi lindo...

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.