segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Polícia Civil implanta novo sistema de atendimento em 25 delegacias de SP



da Folha Online
A Polícia Civil irá implantar a partir desta terça-feira um novo modelo de atendimento à noite, nos fins de semana e nos feriados em 25 delegacias das zonas norte e leste de São Paulo. O objetivo, segundo a polícia, é acelerar o registro de ocorrências pela população e aumentar o índice de esclarecimento de crimes.
Das 25 delegacias que integram a primeira fase do projeto, sete trabalharão com sistema de pronto-atendimento e 18 com sistema de pré-atendimento. O modelo será estendido, até fevereiro de 2010, aos 93 distritos policiais existentes na capital --30 deles trabalharão com pronto-atendimento e 63 com pré-atendimento.
Os distritos policiais permanecerão abertos 24 horas por dia, mas com modo de funcionamento alterado. A partir das 20h de cada dia útil até as 8h do dia útil seguinte, e nos fins de semana e feriados, o atendimento será diferenciado: 18 funcionarão como pré-atendimento e sete, como pronto-atendimento.
A Polícia Civil informou, no entanto, que a população não precisa se preocupar em escolher um distrito policial para registrar a ocorrência. Ele deverá se dirigir ao DP mais próximo do local do fato ou de sua residência.
Nas 18 delegacias que funcionarão com o sistema de pré-atendimento haverá dois policiais para orientar e auxiliar o cidadão a registrar a ocorrência, em computadores com sistema específico, e, em casos que demandem intervenção policial imediata, fazer o acionamento de veículo da delegacia para que a vítima seja conduzida ao distrito com pronto-atendimento mais próximo.
PUBLIFOLHA/PUBLIFOLHA

Ocorrências que necessitem de intervenção imediata da polícia serão direcionadas para os sete distritos policiais que funcionarão como pronto-atendimento. Neles, equipes compostas por um delegado de polícia, três escrivães, quatro investigadores e um carcereiro --com apoio de dois policiais do setor de inteligência e polícia comunitária-- registrarão a ocorrência e, em casos de homicídio e roubo em residência, por exemplo, comparecerão ao local do crime.
O resultado da mudança, segundo a polícia, será maior agilidade no registro da ocorrência, elevação do índice de esclarecimento de casos, rápido retorno do policial militar --que estiver conduzindo uma ocorrência, para o policiamento ostensivo na rua--, e economia nas despesas dos distritos --cerca de R$ 30 milhões ao ano, que serão investidos na própria segurança pública.
"Deixaremos os distritos com pronto-atendimento para as ocorrências que necessitem de ação imediata da polícia", afirmou o delegado Marco Antonio de Paula Santos, diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital).

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