quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Academia de Polícia em Mogi das Cruzes será campo de treinamento de técnicas operacionais








Oito laboratórios compõem o conjunto de dependências da nova unidade da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, inaugurada ontem, 6 de agosto, em Mogi das Cruzes. O campus II possui infraestrutura detalhada para treinar os mais de 40 mil homens e mulheres que hoje integram a Polícia Civil de São Paulo.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o delegado geral de polícia, Domingos Paulo Neto, juntamente com as demais autoridades policiais e políticas presentes, dentre elas, todo o Conselho da Polícia Civil e o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurelio Bertaiolli, acompanharam após o descerramento da placa inaugural as apresentações de alunos e funcionários da Acadepol e de policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Grupo Especial de Resgate (Ger) e Setor de Operações Especiais – do Denarc (SOE), do treinamento que será realizado em cada uma das unidades laboratoriais.
Em “Condicionamento Físico e Defesa Pessoal” houve demonstração da prática de artes marciais e simulação de situações de risco envolvendo armas brancas e de fogo. Em “Local de Crime”, uma espécie de cenário montado para a aprendizagem de procedimentos investigativos, as autoridades entraram em contato com dispositivos tecnológicos usados por policiais e peritos em ocorrências.
No laboratório de “Antropologia Policial” foram descritos os passos das fases de decomposição do corpo humano. E no setor de “Gerenciamento de Crises” policiais encenaram um roubo a estabelecimento comercial com presença entre as vítimas de policiais civis. O objetivo do exercício é a resolução pacífica de conflitos em ocorrências criminais, e durante o mesmo são medidos os batimentos cardíacos e a oxigenação do sangue dos agentes para determinar o seu nível de estresse durante situações de pressão.
Foram visitados ainda o campo das práticas de “Direção Defensiva e Operacional” e “Conduta Policial”, onde o Grupo de Motos F-13, do Garra, fez uma apresentação, e integrantes do SOE, GOE e Garra demostraram maneiras corretas de abordagem e revista de pessoas e de veículos em vias públicas, respeitando-se a privacidade, intimidade e imagem individuais.
Em campo aberto foi ainda demonstrada uma situação de resgate de reféns, com utilização do helicóptero Pelicano, de atiradores de elite e de policiais “olheiros”, e também foi simulada a tomada correta de um cativeiro. Trabalho do laboratório de “Tiro de Precisão para Legítima Defesa de Terceiros”. Finalmente, nos estandes de tiro, em “Redução da Letalidade”, os policiais efetuaram vários disparos utilizando-se de revólveres, espingardas, pistolas, submetralhadoras e carabinas, ambas FAMAE.
O campus II da Academia de Polícia, de 304.358,47 m² área útil, recebeu do Estado um investimento total de R$ 4.759.062,00, e o trabalho de terraplanagem e limpeza do local foi feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.