segunda-feira, 15 de março de 2010

Delegacia de SP é a terceira melhor do país


Polícia Civil

Segundo o delegado titular do 37º DP desde 2004, Gilberto de Castro Ferreira, distrito investiu em infra-estrutura e melhor atendimento

Em pesquisa divulgada pela ONG holandesa Altus, onde delegacias de todo o mundo foram avaliadas por cidadãos através de diferentes critérios, o 37º Distrito Policial (Campo Limpo), localizado na periferia da cidade de São Paulo, foi considerado a terceira melhor delegacia do Brasil. Segundo o delegado titular, Gilberto de Castro Ferreira, o que mais encantou os jurados foram a brinquedoteca, o exemplar da declaração universal dos direitos humanos que fica afixado na parede do distrito e o espaço reservado para os advogados conversarem com os clientes.
O trabalho de Ferreira à frente da delegacia começou em 2004, quando assumiu o DP. Na época, a área era considerada uma das mais violentas da cidade. Então, a partir de 2005, em parceria com a Polícia Militar e a Subprefeitura do Campo Limpo, teve início um trabalho para diminuir o número de ocorrências na região.
Para melhor atender a população local – cerca de 700 mil pessoas moram na região do Campo Limpo – e driblar a demora nos registros, a delegacia investiu na infra-estrutura interna. “Temos uma delegacia que prioriza o conforto e o atendimento”, afirma o delegado.
“Temos uma brinquedoteca e uma biblioteca para crianças, com CDs e DVDs infantis, uma capela ecumênica e um espaço para os advogados atenderam às famílias, sem que haja constrangimento”, conta Ferreira, ressaltando que a delegacia é aberta para a população.
O espaço para os presos transitórios possui televisão, água mineral, banheiro e pufes para eles sentarem. E os funcionários contam com vestiários com chuveiros e refeitório. A delegacia também possui um terminal de delegacia eletrônica, um espaço de descanso para policiais militares e uma sala de poesia. “E temos também o melhor cafezinho de São Paulo”, brinca o delegado.
Além desses diferenciais, o distrito também desenvolve projetos em parceria com igrejas, realiza campanhas de vacinação e faz reuniões com moradores; tudo para aumentar a relação de confiança da comunidade no trabalho dos policiais.
Segundo o delegado, como os funcionários da delegacia estão lá há bastante tempo e lutaram pela melhora do distrito, foi formado um grupo coeso, que faz o possível para atender bem a população.
Para Ferreira, este é o resultado de muitas mãos. “Não sou só eu. São meus delegados, investigadores, escrivães. E foi por isso que conseguimos ganhar o prêmio”, diz.
Depois de tanto trabalho, o resultado só poderia ser positivo. “A sensação de dever cumprido é enorme. Todos estão nessa há algum tempo, sonhando com esse reconhecimento, que veio agora”, finaliza o delegado.
Avaliações baseadas em cinco critériosA pesquisa foi realizada por todo o mundo durante uma semana – entre os dias 26 e 30 de outubro de 2009. No Brasil, 449 cidadãos foram designados para avaliar 235 delegacias escolhidas através de um sorteio. Os critérios utilizados para a avaliação foram: orientações para a comunidade; condições materiais; tratamento igualitário e sem preconceito; transparência e prestação de contas; e condições de detenção.
Além do Brasil, foram realizadas visitas nos Estados Unidos, México, Índia, Gana, Nigéria, Líbia, Serra Leoa, Uganda, Malásia, Nepal, Paquistão, Armênia, Letônia, Rússia, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru.
As melhores delegacias do país receberão o prêmio no dia 16 de março, durante o IV Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo.
9º DP: melhor da América LatinaO 9º Distrito Policial (Carandiru), que em 2007 foi considerado a melhor delegacia da América Latina, através de pesquisa realizada pela mesma ONG, não participou desta última avaliação.
Aline Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários ofensivos à Instituição ou pessoas serão de responsabilidade exclusiva de quem comenta, inclusive será divulgado o endereço IP, se solicitado.